Educação Empreendedora

Programa JEPP chegou ao município em 2015 e, desde então, difunde a cultura do empreendedora entre crianças e adolescentes

Por Tamara Leal

Jacobina – O Programa de Educação Empreendedora Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) está capacitando 45 professores do município de Itiúba, Centro Norte baiano. A iniciativa do Sebrae busca difundir a cultura do empreendedorismo entre crianças e jovens. Os educadores participam da Oficina de Fundamentação Metodológica e vivenciam os livros que serão utilizados pelos alunos. A capacitação tem carga horária de 24h e logo após o seu término o programa será iniciado.

Itiúba aderiu ao JEPP em 2015 e, neste ano, 400 alunos participaram do programa. Em 2017, o número de participantes foi de 815 estudantes. Nestes dois anos, o programa atendeu 1.215 alunos do 6º ao 9º ano em duas instituições de ensino. Já em 2018, em uma nova fase, o projeto contemplará 1.259 educandos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em quatro escolas municipais.

Os bons resultados na mudança de comportamentos de alunos e de todos os envolvidos têm feito com que a Prefeitura de Itiúba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, venha renovando a parceria com o Sebrae para dar seguimento ao projeto. O objetivo é aumentar cada vez mais o número de professores capacitados e alunos contemplados.

Para o gerente regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, o programa de Educação Empreendedora é uma grande oportunidade que os jovens têm para serem protagonistas de suas próprias vidas nas diferentes esferas sociais. “Por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras”, garante.

Sobre o JEPP

Com muitas experiências exitosas no estado de São Paulo, onde acontece desde o ano de 2002, o Programa de Educação Empreendedora Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) chegou à Bahia em 2013, como piloto nos municípios de Irecê e Juazeiro, se expandindo no ano seguinte para as dez unidades regionais do Sebrae.

A iniciativa, direcionada para o ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora e procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

_ _
Tamara Leal
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(74) 9 9121 – 1018
tamara@varjao.com 
twitter.com/sebraebahia
facebook.com/sebraebahia

Compartilhe isso