Soluções do Sebrae contribuem com tomada de decisões e incremento de serviços

Por: Tamara Leal

Foto: Rafael Santana

Negócio em família: Taiana Jambeiro, que está à frente da empresa, e o pai, Jobervan RiosNegócio em família: Taiana Jambeiro, que está à frente da empresa, e o pai, Jobervan Rios

Jacobina – Empresa do ramo de autopeças e serviços rápidos da cidade de Jacobina, no Centro Norte baiano, a JB Auto Peças foi inaugurada em 1994 pelo empresário Jobervan Rios, que sempre esteve à frente dos negócios. Nos quase 25 anos de fundação, a empresa cresceu e se transformou em uma das maiores do seu segmento no município. Jobervan e equipe ininterruptamente participam das Soluções Sebrae, sendo que o empreendedor foi um dos primeiros a fazer o Seminário Empretec na cidade.Em 2017, a autopeças aderiu ao programa Agente Local de Desenvolvimento (ALI), entre outras 39 empresas da região que também foram atendidas pela solução. O programa ajuda a implantar práticas inovadoras no negócio. Neste período, a JB Auto Peças já contava com a valiosa colaboração dos filhos do empresário, Jobervan Filho, 20 anos, e Taiana Jambeiro, 24, nos setores comercial e administrativo-financeiro, respectivamente.

Mesmo tendo cursado Enfermagem pela Uneb e com pós-graduação em Saúde Pública, Taiana, que cresceu vendo os pais trabalharem na empresa, não quis seguir a profissão. Já no ano de 2016, quando concluiu a graduação, iniciou suas atividades diárias na autopeças. Foi ela quem mais se dedicou ao ALI e já sendo assistida pelo programa, foi estimulada a participar do Empretec.

A partir daí, Taiana iniciou uma série de mudanças: terceirização de redes sociais, ampliou parcerias e a rede de contatos, implantou o pós-venda, avisa ao cliente, a cada seis meses, da necessidade de troca de óleo e do filtro, ampliou o treinamento da equipe, implantou a avaliação de desenvolvimento dos colaboradores, registro da marca da empresa no INPI (Instituto Nacional de Patentes), por meio do Sebratec, dentre ações implantadas ou aprimoradas.

Taiana explica que construiu sua visão empresarial, primeiramente, observando os passos do pai. “Ele tem visão ampla e sempre foi mais longe do que os limites criáveis. Construí também através do contato com o ALI e com o Empretec que foram escolas para mim”, disse. Ela ainda ressalta que é um desafio aperfeiçoar o que já é muito bom e bem aceito. “É necessário sempre a busca por melhorias em qualquer área da vida, seja pessoal, seja profissional”.

Jobervan Rios relaciona as consultorias do programa ALI e o Empretec como divisores de águas na vida da filha. “As mudanças são perceptíveis, na organização física da empresa, na comunicação com os clientes foi ampliada, na tomada de decisão e na visão empresarial. Também participei do Empretec e sei o impacto dos conhecimentos e incentivos adquiridos, na nossa vida profissional e até pessoal”.

Os resultados refletidos na empresa e na postura da filha frente à organização empresarial deu total segurança para que Jobervan Rios pudesse abrir outra empresa no setor de mecânica e autopeças na cidade e entregasse a administração da JB Auto Peças, que estava sob a sua inteira responsabilidade deste a abertura. “Acredito no potencial de Taiana, naquilo que conquistei e conquistamos até aqui e na constância de um trabalho sério, com total comprometimento e qualidade, como buscamos até aqui”, finalizou.

Geronilson Ferreira, gerente regional do Sebrae em Jacobina, destaca o papel do ALI no atendimento aos empresários. “O agente ajuda a identificar os nichos de mercado que antes não eram identificados ou até não percebidos. Com isso, o programa pode sugerir intervenções, a partir de soluções do Sebrae, que terão impacto direto no comportamento, seja na gestão, seja na melhoria de produtos e processos”.

 

_ _
Tamara Leal
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(74) 9 9121 – 1018
tamara@varjao.com 
twitter.com/sebraebahia
facebook.com/sebraebahia
Compartilhe isso