Tomaram posse na última sexta-feira, 9, as novas conselheiras do Conselho Municipal da Mulher. A solenidade de posse foi realizada no Salão Nobre Joaquim Muricy Sobrinho, da Câmara de Vereadores de Senhor Bonfim.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher –CMDM, é composto por dez representantes, que são denominadas conselheiras, nomeadas pelo executivo, sendo constituído por cinco representantes do poder público e cinco por representantes da sociedade civil organizada.
As representantes de organismos da sociedade civil de atendimento direto às mulheres, capacitação e qualificação profissional e que desenvolvam estudos e pesquisas referentes aos direitos da mulher,ou ainda entidades envolvidas com as diversas expressões dos movimentos organizados de mulheres, representantes de redes feministas, de fórum de mulheres negras, de núcleos de estudo de gênero, de instituições de classe, de sindicatos, juridicamente constituído e em regular funcionamento.
A escolha das representantes de organismos da sociedade civil organizada, acontecerá em fórum próprio tendo o processo de escolha disciplinado em Edital, com registro em ata especifica, observada a indicação dos representantes da sociedade civil, por entidades não governamentais a serem escolhidas em assembleia previamente convocada.
Atualmente, as cinco entidades que representam a sociedade civil foram nomeadas ainda no Decerto nº 073/2014. As entidades são as seguintes, Associação de Moradores do Alto da Maravilha, AssociaçãoFeminina de Senhor de Bonfim, Associação Quilombola de Cariacá, Ordem dos Advogados do Brasil e Central da Associações da Agricultura Familiar.
O mandato das conselheiras conforme a lei que cria e regulamente o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, fica estabelecido em 2 (dois) anos, permitido apenas uma única recondução por igual período.
No decreto nº 039/2018 , assinado pelo prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, em consonância com a Lei Municipal nº 835/1995, nomeou e empossou as seguintes representantes do poder público municipal.
Secretaria de Assistência Social
Titular: Geórgia Batista de oliveira
Suplente: Layane Souza de Silva
Secretaria de Educação
Titular: Cristiane da Silva Viana
Suplente: Núbia Nilza da Silva
Secretaria de Saúde
Titular: Claryssa Dias Lemos
Suplente: Lucileide Costa
Secretaria de Finanças e Planejamento
Titular: Emanoela Souza Silva
Suplente: Vanailde Ferreira Maciel
Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar
Titular: Valdênia da Gloria Máximo Azevedo
Suplente: Adrian Batista de Santana
Compartilhe isso