Campo Formoso: Caps realiza ações em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial; confira

O Dia da Luta Antimanicomial comemorado no dia 18 de maio, foi o tema de uma ação realizada pelo Caps Vida Nova, de Campo Formoso, em parceria com o Nasf (Núcleo de Atenção à Saúde da Família) e apoio da Rede de Frio, na Praça Deputado Herculano Menezes. No local, a população foi orientada sobre o tema e tiveram acesso a alguns serviços gratuitos como aferição de pressão, glicemia, vacinação, etc.

Além disso, foram apresentados os atendimentos que o Caps oferece: psicológico, psiquiátrico, de enfermagem, social, odontológico, diversas oficinas e grupos, palestras, reinserção social, visita domiciliar/busca ativa e tratamento medicamentoso.

O que é luta antimanicomial?

Um movimento nacional, iniciado na década de 70, com a participação de usuários, seus familiares e profissionais de saúde mental, que a partir de manifestações políticas e culturais, buscam superar a história de exclusão e segregação de pessoas com transtornos mentais. A luta pela garantia dos direitos, pela reabilitação e pela inclusão social, visa romper com o modelo exclusivo de tratamento em hospitais psiquiátricos, como os antigos manicômios.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Prefeitura de Ponto Novo divulga programação oficial da Tradicional Festa de Maio 2019

A Prefeitura Municipal de Ponto Novo realizará nos dias 25 e 26 de maio, a Tradicional Festa de Maio 2019. A Festa contará com os shows de: Devinho Novaes, Arreio de Ouro, Junior Maronny, Capitão Forró e atrações locais e regionais.

No sábado, dia 25, a Tradicional Alvorada anuncia a chegada da Festa de Maio 2019, já às 05h da manhã, trazendo muita folia e agitação ao som de muita música, percorrendo as principais ruas da cidade. Às 16h, a festa continua na Avenida Lomanto Junior, com puxada de trio elétrico e show de Brankinho.

À noite, na Praça Principal, a festa contará com a seguinte Programação:

  • 20h – Popó Moreno;
  • 21h – Balancê;
  • 22h – Gustavo Gael;
  • 00h – Arreio de Ouro;
  • 02h – Junior Maronny.

No Domingo, dia 26, segundo dia do evento, a programação se inicia às 16h com apresentação do Bloco da Terceira Idade com os senhores e senhoras da Terceira Idade do CRAS, em seguida, a festa continua com trio elétrico na Avenida e show de Tico Menezes.

À noite, a festa segue com a seguinte Programação: 

  • 20h – Simone Vaqueira;
  • 21h – Barba Azul;
  • 22h – Ryan Santana;
  • 00h – Devinho Novaes;
  • 02h – Capitão Forró.

A Festa de Maio contará ainda com cobertura realizada pela TV Nordeste, afiliada a TVE Bahia, que estará levando as informações sobre o evento a toda a Bahia.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Ponto Novo – BA

VEREADOR RÊ DO SINDICATO COBRA AGILIDADES NA ENTREGA DOS TÍTULOS DE IMÓVEIS DA URBIS DE SENHOR DO BONFIM

No dia 07 de maio de 2019, VEREADOR RÊ DO SINDICATO, esteve com o DEPUTADO FEDERAL ( LICENCIADO) SECRETÁRIO SÉRGIO BRITO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO DO ESTADO DA BAHIA (SEDUR), cobrando a agilidade das entregas da escrituras das casas da URBIS do município de Senhor do Bonfim, demanda esta já solicitada pelo o GOVERNO MUNICIPAL.
Nesta reunião ficou encaminhado por meio do SECRETÁRIO, a ENTREGA DE 657 ESCRITURAS DOS EMÓVEIS DE HABITAÇÃO DE URBANIZAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA (URBIS), para os BAIRROS: BONFIM: I, BONFIM: II E BONFIM: III, neste MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM.
Segundo o Legislador “essa é uma grande conquista para os bairros acima mencionados a entrega dos 657 títulos de posse dos imóveis que serão entregues as famílias proprietárias das casas da URBIS do nosso município de Senhor do Bonfim-Bahia. E NOSSO MANDANTO CONTUNUA NA LUTA POR MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO POVO DE SENHOR DO BONFIM”. Afirmou o VEREADOR RÊ DO SINDICATO.

ASCOM
Senhor do Bonfim-Bahia, 21 de maio de 2019.

Andorinha: Participação em campeonato de Futsal exige epresentação do título de eleitor

Uma polêmica tem tomado as redes sociais e virou um dos grandes motivos de debates em Andorinha.

É que para participar do campeonato de Futsal nas duas categorias, masculino e feminino, os atletas são obrigados a apresentar o título de eleitor para poder atuar. Só tem validade de acordo com o regulamento da competição, titulo eleitoral de Andorinha., ou seja, para jogar, tem que também votar no município.

A polêmica cresce a cada dia. Segundo informam, teria partido de alguns atletas e até mesmo dirigentes, que o participante, somente estaria apto para disputar a competição mediante confirmação que vota em Andorinha.

Outros, destacam que dirigentes “políticos” seriam os responsáveis por essa decisão.

Muitos atletas que trabalham na Ferbasa, e moram em outras cidades, estão proibidos de atuar. A competição realizada pelo departamento Municipal de Esportes, teria referendado essa imposição que inclusive, consta no próprio regulamento do evento esportivo.

Já surgem comentários, que desportistas insatisfeitos, ameaçam levar o caso à justiça.

Em parceria com a Embasa, prefeitura de Jaguarari inicia extensão de rede abastecimento de água

A Prefeitura de Jaguarari em parceria com a Embasa iniciou na ultima quarta-feira (15), e vem realizando a primeira etapa da extensão de rede abastecimento de água na zona rural do município. A administração municipal irá realizar a escavação de aproximadamente quatro quilômetros por onde passará a tubulação de água que beneficiará 79 famílias nas localidades de Várzea Grande, Cajueiro de Cima e Cajueiro de Baixo.
Esta ação foi uma solicitação do vereador Franco Melo, atendida de imediato pelo Prefeito Everton Rocha, através da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas. Segundo o secretário de Infraestrutura, Fabio Vieira, após a conclusão da segunda etapa serão construídos mais três quilômetros de extensão de rede de água, beneficiando mais 20 famílias na localidade de Cipriano.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Abertura do Campeonato Jaguarariense de Futebol é marcada pela reinauguração do estádio e homenagem a torcedores

A primeira partida do Campeonato Jaguarariense de Futebol foi marcada pela reinauguração do Estádio Municipal João Monteiro e pelas homenagens a torcedores do time do São José falecidos recentemente. Em seu discurso na cerimônia de abertura, o Prefeito de Jaguarari, Everton Rocha acompanhado por secretários de governo, vereadores e representantes das equipes, prestou sua homenagem a esses torcedores. “Gostaria de prestar minha homenagem a esses torcedores. Eles serão lembrados por sua alegria e paixão que sempre demonstraram pelos seus times”, falou o prefeito.
Os mais de 2.000 torcedores que vieram ao estádio acompanhar o clássico entre São José x União neste domingo (19) encontraram um estádio totalmente revitalizado. Para iniciar o maior campeonato de futebol amador da região a Prefeitura de Jaguarari investiu em muitas ações de revitalização do estádio como: manutenção nas redes elétricas e hidráulicas, recuperação do gramado, pintura em toda área externa e interna, poda, ações de limpeza e a entrada ganhou uma fachada com o nome do estádio.
Após dois tempos muito disputados, com lances ofensivos e muitas faltas cometidas pelas equipes, o jogo foi decidido em uma cobrança de pênalti. O atleta do União, Neto Brasão sofreu pênalti, após invadir a área. A cobrança foi convertida pelo lateral esquerdo Pedro Botelho, sacramentando a vitoria do time do União na estréia do Campeonato Jaguarariense 2019.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Ações do 6° BPM na região de Senhor do Bonfim

POLICIA MILITAR DA BAHIA
COMANDO DE OPERAÇÕES POLICIAIS MILITARES
COMANDO DE POLICIAMENTO DA REGIÃO NORTE
SEXTO BATALHÃO DE POLICIA MILITAR

O SEXTO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR ATUA DIUTURNAMENTE NA PREVENÇÃO AO TRÁFICO DE DROGAS

Por volta de 13h40 do dia 17, sexta-feira, a Guarnição ROCAM, ao realizar Rondas Ostensivas no bairro Monte Alegre II, avistou um indivíduo em atitude suspeita e ao realizar a busca pessoal foram encontradas 10 (dez) porções de substância análoga à cocaína, condicionada em pequenos sacos plásticos. O mesmo foi conduzido para Depol juntamente com a substância apreendida.

Na tarde de sexta-feira, 17, por volta de 16h10, a Guarnição ROCAM, ao realizar Rondas Ostensivas no bairro do Alto da Maravilha, avistou um indivíduo em atitude suspeita e ao realizar a busca pessoal foi encontrada uma porção de maconha. O autor foi conduzido para Depol juntamente com a substância apreendida.

RONDA MARIA DA PENHA/6º BPM AJUDA MULHER AMEAÇADA POR EX MARIDO

Por volta de 12h de sexta-feira, a Guarnição Ronda Maria Da Penha, ao realizar Rondas Ostensivas no bairro Djalma Dutra, foi informada por transeuntes que um indivíduo portava uma arma branca e ao realizar a busca pessoal foi encontrada uma faca escondida em seu corpo. Diante do fato, o acusado foi conduzido para o Complexo Policial para esclarecimento.

1ª CIA/6º BPM ATUA EM FAVOR DA FAMÍLIA E APREENDE ARMA DE FOGO E ARMA BRANCA

Por volta de 16h40 do domingo, 19, a guarnição da Ronda Distrital, atendendo a chamado do CICOM, deslocou até o Povoado de Coité, zona rural de Senhor do Bonfim para averiguar uma ocorrência de briga entre familiares. Ao chegar ao local informado, à guarnição manteve contato com a vítima, que relatou ser genitor do acusado que teria lhe arremessado um vaso sanitário. Já o filho relatou que o pai teria tentado lhe matar com uma faca. Com a permissão das partes envolvida, a guarnição adentrou a residência para verificar os danos causados e nisso encontrou uma arma de fogo de fabricação caseira tipo espingarda além da arma branca usada na briga. Diante dos fatos, ambos foram conduzidos para a Depol onde foi lavrado TCO e as armas foram apreendidas.

6° BPM REALIZA OPERAÇÃO SÃO BARTOLOMEU EM SENHOR DO BONFIM E APREENDE ARMAS

O comando do 6° BPM desencadeou no último domingo, a Operação São Bartolomeu, voltada para o desarmamento da população das cidades que compõem a área de responsabilidade da unidade tendo como foco principal o combate aos crimes cometidos com uso de facas, principalmente em bares e na zona rural dos municípios.
Na noite de ontem Policiais Militares apreenderam, por volta de 20h15 fomos informados via telefone por cidadãs que não quiseram identificar-se, que nas imediações da construção abandonada da creche no Bairro Brisas do Monte II, indivíduos estariam andando portando armas, causando pânico aos moradores. Prontamente a Guarnição da CETO e a guarnição do Coordenador de Área deslocaram para o local informado. Em rondas nas imediações não foi encontrado nenhum individuo suspeito. Porém ao fazer uma varredura no perímetro da creche, foram encontrados diversos matérias entre a laje e o telhado da creche. Sendo eles: uma espingarda calibre 38, 06 (seis) cartuchos 38 sendo cinco munições intactas e uma deflagrada, uma caixa de amostras de perfume da Natura, um barrote. Além de duas tesouras, uma chave perfurante, um alicate, nove facas, um facão e uma porção de chumbinho para armas de pressão. Todo o material foi apreendido.

POLICIAIS AJUDAM VÍTIMA DE AMEAÇA QUE TEVE A CASA DEPREDADA

Por volta de 12h20 de domingo, 19, a guarnição da CETO, atendendo a chamado do CICOM, deslocou o Alto do Cigano, para averiguar uma ocorrência de ameaça. Ao chegar ao local, à vítima relatou que o autor teria quebrado o portão de sua residência e atirado pedras no telhado quebrando algumas telhas além de tê-la ameaçado com uma barra de ferro. Diante dos fatos, a guarnição conduziu ambos os envolvidos para a Depol onde foi lavrado TCO.

6º BPM

“Aqui promovemos o bem!” (TC PM SOARES)

Senhor do Bonfim, 20 de maio de 2019.

Fonte: Ascom/6º BPM

Sr do Bonfim: Após decisão judicial, membros da Igreja Deus é Libertador deixam a sede própria e vão para uma sede provisória

Após decisão da justiça local, os membros da Igreja Deus é Libertador, já desocuparam a sede localizada no Parque da Cidade.

O MP entendeu que várias doações feitas pela prefeitura de Senhor do Bonfim, com aprovação da Câmara de Vereadores, estavam irregulares.

Após audiência, a justiça local, acatou pedido do Ministério Público, e determinou extintos os projetos de lei municipal que oficializava as doações.

Prefeitura de Senhor do Bonfim e Câmara de Vereadores , ainda não se manifestaram.

Membros da Igreja Deus é Libertador, já estão em uma sede provisória. Sobre a decisão judicial, o pastor  Rodrigo Marques, comentou “Entramos com agravo para derrubar liminar, o processo ainda vai ser marcado a primeira audiência, e contamos com ajuda das mídias pra ajudar as igrejas e não o ministério público, que está usando de forma arbitrária,e desumana”.

Pelo menos 6 doações de áreas foram considereradas como irregulares pela justiça.

 

Anvisa recolhe 200 lotes de losartana e outros remédios para pressão alta; veja lista

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou o recolhimento de quase 200 lotes de medicamentos para o tratamento de hipertensão. A lista de medicamentos e lotes recolhidos pode ser vista em anexo. Em nota, a agência afirmou que o recolhimento de lotes específicos se dá pela presença de nitrosaminas — impurezas encontradas na medicação — em remédios que contêm o princípio ativo sartana, visando a proteção à saúde da população.

De acordo com o órgão, estudos afirmam que o consumo diário de nitrosamina, em sua dose máxima, durante cinco anos seguidos, seriam potencialmente causadores de câncer.  No Brasil, além do recolhimento dos medicamentos, a Anvisa solicita a suspensão de sua produção.

O órgão afirma que, caso o paciente tenha em casa o lote do medicamento recolhido, o tratamento não deve ser interrompido até que seja feita a troca de medicação com igual valor terapêutico sob orientação médica. A interrupção imediata do tratamento pode causar insuficiência renal, ataque cardíaco e AVC.

A Anvisa afirma que o paciente pode, também, entrar em contato com a empresa farmacêutica, solicitando a troca de seu medicamento.