KIT MERENDA ESCOLAR E ATIVIDADES REMOTAS SERÃO ENTREGUE A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA.


A Prefeitura Municipal de Andorinha, através da Secretaria Municipal de Educação irá fazer a distribuição do KIT MERENDA ESCOLAR, referente ao mês de maio, para todos os alunos regularmente matriculados na rede municipal de ensino, tendo em vista a continuidade da suspensão das aulas resultante da pandemia do Coronavírus. O KIT MERENDA ESCOLAR será entregue no local e data indicados no cronograma, nos dias 04, 05, 08 e 09 de junho de 2020, das 09 às 16 horas. É necessário que o responsável apresente o documento pessoal e o documento do aluno, estando ciente da série e turma que o aluno estuda.
Na oportunidade serão entregue as ATIVIDADES REMOTAS. Os pais e/ou responsáveis dos estudantes da rede municipal de ensino irão receber envelopes contendo atividades de todos os componentes curriculares, devidamente planejadas e elaboradas pelos professores da turma para serem desenvolvidas em seu domicílio no período de suspensão das aulas. Inicialmente as atividades serão correspondentes ao período de 08 a 19 de junho, equivalente a carga horária de 40 horas.
“Estas atividades não são a melhor forma de conduzir o ensino e a aprendizagem, mas neste momento é uma das formas que os municípios estão encontrando para não prejudicar os alunos, além disso, a realização destas atividades é uma forma de não perdermos o vínculo da educação escolar com os estudantes. Ressalto ainda, que todo processo de planejamento e elaboração dessas atividades remotas foi acompanhado e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação,” afirmou Lurdinéia Almeida Guimarães, Secretária Municipal de Educação de Andorinha.

Prefeitura de Jaguarari divulga novo Boletim Epidemiológico e registra 7 novos casos

A Prefeitura de Jaguarari através da Secretaria de Saúde informa em de seu Boletim diário que nesta quarta-feira (03), a Vigilância Epidemiológica confirmou através de teste rápido mais 07 casos positivos para a Covid-19. Destes, 06 são do distrito de Pilar, 01 do distrito de Gameleira e nenhum é profissional de saúde.
O município apresenta neste momento o total de 31 casos confirmados, 29 por testes rápidos, 02 pelo LACEN, sendo que, 09 já apresentam a cura clínica confirmada.
Informamos à população que dos 22 que ainda não foram liberados do monitoramento, 18 apresentam quadro assintomático e apenas 04 apresentam sintomas brandos como: falta de paladar, tosse leve, febre baixa e dores de garganta.
Reiteramos que todas as pessoas que realizaram a testagem rápida, cujo resultado foi positivo para a Covid-19, foram colocadas de forma imediata sob monitoramento, assim como seus familiares e pessoas próximas.
Qualquer dúvida relacionada ao COVID-19 utilizar a central de atendimento mandando mensagem de WhatsApp para (74) 99948 0045 ou Ouvidoria Municipal através do numero (74) 99976-4748.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Lei do vereador Cleiton Vieira que cria carteira de identificação da pessoa autista é sancionada

O prefeito Carlos Brasileiro sancionou, nesta terça-feira (2), a lei que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, residentes em Senhor do Bonfim, de expedição gratuita. O Projeto de Lei foi aprovado pela Câmara Municipal, com autoria do Presidente da Casa, Cleiton Vieira.

De acordo com a lei, toda pessoa diagnosticada com transtorno do espectro autista, tem direito a obter Cartão de Identificação junto à Secretaria Municipal de Saúde, com nome completo, número da Carteira de Identidade ou Registro Geral e endereço, além do nome e telefone do cuidador ou responsável.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma disfunção neurológica cujos sintomas englobam diferentes características como a dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem, a dificuldade de formar o raciocínio lógico, a dificuldade de socialização, além de prejuízos a respeito do desenvolvimento de comportamentos restritivos e repetitivos.

ASCOM – Cleiton Vieira

Após solicitação do prefeito de Jaguarari a SEINFRA, tem início a montagem da antena de telefonia no distrito de Santa Rosa

Foram diversas solicitações do prefeito, à Diretoria de Comunicação da SEINFRA, a Superintendência de Energia e Comunicações, e a Coordenação do Projeto Fala Bahia, solicitando a liberação do Serviço de Telefonia Móvel – SMP. Durante os encontros o gestor solicitou ao órgão competente a instalação de antenas de telefonia móvel para as localidades que ainda não possuíam o serviço, como os distritos de Santa Rosa de Lima, Gameleira, Flamengo e Juacema, além das localidades de Jacunã e Catuni da Estrada. Após as cobranças, o distrito de Flamengo passou a contar desde o dia 13 de dezembro de 2019, com a tecnologia de Internet Móvel e sinal telefônico da Operadora Claro.

Projeto da UNEB em Senhor do Bonfim discute sobre teatro e revolução

Dar voz aos oprimidos, enfrentar os opressores, promover revolução. Esses são alguns dos objetivos do Teatro do Oprimido, criado na década de 1960, no contexto da ditadura militar, pelo teatrólogo e dramaturgo brasileiro, Augusto Boal. Diante da importância dessas discussões que continuam tão atuais, a exemplo das centenas de vidas negras perdidas por dia, o Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB criou o projeto “Estudos Virtuais em Teatro do Oprimido” que mescla o estudo de Arte, Teatro, Educação e Revolução.

O projeto idealizado pela professora da licenciatura em Teatro do DEDC VII da UNEB, Taína Assis, visa estudar virtualmente e de forma coletiva alguns conteúdos sistematizados pelo autor Augusto Boal, despertando nos participantes o desenvolvimento de estruturas relacionadas à ética e solidariedade. Atualmente, o grupo é composto por 19 participantes e conta com a colaboração do professor da licenciatura em Teatro, Enjolras Oliveira. O grupo se reúne semanalmente, de forma virtual, para discutir conteúdos ligados à Poética e experimentar jogos e exercícios do Teatro do Oprimido.

“Estamos juntos e conectados, produzindo conhecimento e discutindo sobre temas que extrapolam os conteúdos didáticos. Eles dizem respeito ao momento atual que estamos vivendo, aos nossos sentimentos em relação a tudo isso, e a arte que queremos ou estamos produzindo diante de tantas incertezas. Não tenho dúvidas que estamos caminhando para as necessárias e inevitáveis, micro revoluções!”, frisou, Taína.

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/UNEB)

Prefeitura de Jaguarari inicia recuperação de mais 20 km de estradas vicinais

As chuvas seguem caindo no município e causando danos as estradas vicinais. Seguindo o cronograma de recuperações das estradas, a prefeitura de Jaguarari através da secretaria de infraestrutura iniciou nesta segunda-feira (01), uma nova etapa de recuperação das estradas vicinais do município, desta vez a ação será concentrada na estrada que liga as localidades de Lagoinha, Varzinha e Britos, totalizando cerca de 20 km de extensão. O início da recuperação desse trecho, também atende a uma solicitação do vereador Louri da Barrinha, que assim como a gestão entendeu que aquela região necessitaria de uma ação emergencial de recuperação, que garantisse a trafegabilidade desta estrada que liga essas localidades.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Veja o balanço do coronavírus em Senhor do Bonfim

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), atualizou às 19h30 desta segunda-feira (01), os dados oficiais sobre o novo coronavírus no município.

O novo Boletim Epidemiológico mostra que nas últimas 24h mais 02 pacientes foram diagnosticados com a Covid-19, aumentando o número de infectados no município para 48. Nas últimas horas, foram realizados 19 testes rápidos.

O Laboratório Central da Bahia (Lacen) recebeu mais duas notificações nas últimas horas, aumentando para 58 os casos suspeitos para análise. Os dois casos positivos de coronavírus divulgados hoje foram confirmados pelo Lacen e através de testes rápidos.

Nas últimas horas, 13 pessoas deixaram o monitoramento. Agora são 61 pacientes com sintomas gripais ou assintomáticos com vínculo epidemiológico que estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde e permanecem em isolamento domiciliar. Hoje, mais uma pessoa foi curada, totalizando 10 pessoas recuperadas.

Rui Costa preocupado

Em uma live no Instagram, nesta segunda-feira (01), o governador Rui Costa revelou preocupação com Senhor do Bonfim, ao informar que os casos de Covid-19 aumentaram 82% no município.

O prefeito Carlos Brasileiro afirma que o aumento nos casos é “fruto dos testes rápidos iniciados há 15 dias com pessoas assintomáticas, as quais estão em isolamento e sem gravidade. Os casos sintomáticos são apenas 05 e, destes, 04 já estão recuperados. Tranquilidade!”

O secretário de Saúde, Neto Guimarães, foi mais além e tranquiliza a população afirmando:

“Temos 48 casos confirmados, destes 28 assintomáticos. Muitos casos positivos de um mesmo contato. Realizamos um número alto de testes rápidos, o que nos deu, além do panorama epidemiológico do município, rapidez para agir, isolar e monitorar os casos positivos e seus contatos.

Temos 32 leitos disponíveis, exclusivos para COVID, com 0% de ocupação no dia dia de hoje. O número do estado está abaixo do nosso, porque os testes rápidos estão entrando aos poucos no boletim estadual. E o mais importante: 10 pacientes recuperados.

Esta semana teremos um número considerável de recuperação. Mesmo com casos positivos, estamos achatando a curva e conseguindo a recuperação dos nossos pacientes sem maiores complicações”.

Blog do Eloilton Cajuhy

Ponto Novo: Novo decreto flexibiliza restrições

Em vídeo divulgado nas redes sociais na noite de ontem(01 de Junho), o prefeito municipal anunciou o novo decreto relativo ao coronavírus.

Devido a estabilização momentânea dos contágios e com os casos confirmados, já curados, as atividades serão flexibilizadas a partir de hoje, dia 02.

Entre as novas medidas, bares, restaurantes, academias e salões de beleza, estão autorizados a funcionar até as 20:00 hs, mantendo o distanciamento de 02 metros entre mesas.

A feira livre na sede e demais localidades estarão liberadas para os feirantes locais.

Itapicuru FM

Filho de ex-prefeito de Jaguarari tenta proibir licitações do município, mas fazia vistas grossas no governo do PT

 

Na última quinta-feira (28), foi publicada pelo Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, a decisão de uma medida cautelar impetrada pelo senhor André Samuel Gonçalves do Nascimento, filho do ex-prefeito de Jaguarari. Na denúncia o filho do ex gestor, tentava impedir que ocorresse uma sessão licitatória presencial de tomada de preços para aquisição de copos descartáveis, garrafões de água mineral, para a saúde e insumos hospitalar sob alegação de impossibilidade da ampla participação de outros participantes. Mas como assim?
Porém, a denúncia que deveria ter caráter de proteção ao dinheiro público se mostrou mais uma ação politiqueira, de um grupo que está fora do poder, mas com muita vontade de retornar. No corpo da decisão, o Conselheiro, Paolo Marcone, deixa claro que após analisar todos os fundamentos da denúncia, fica evidente não haver qualquer indício de que a realização do processo licitatório causaria lesão ao erário. Ou seja, mais uma denúncia montada exclusivamente para abarrotar o judiciário e tentar travar a administração pública e consequentemente o município.
Então, por que o advogado, cumpridor das leis e preocupado com o dinheiro público, não denunciou as licitações realizadas quando seu pai era o prefeito de Jaguarari? Ou será que as licitações vencidas pela empresa Thecna Engenharia LTDA, que tinha como representante o seu sogro, João Gonçalves Neto estava acontecendo de forma correta? A empresa recebeu dos cofres da prefeitura de Jaguarari nesses anos da gestão do PT mais de Três Milhões, R$ 3.298.474,29 (três milhões, duzentos e noventa e oito mil, quatrocentos de setenta e quatro reais e vinte nove centavos).
Analisando os processos licitatórios da época, contratos assinados pelo sogro do André Nascimento, foram através da modalidade CARTA CONVITE, que é a modalidade de licitação entre interessados, escolhidos e convidados pela Prefeitura. Isso quer dizer que, os interessados são previamente convidados a participar da licitação.
Então a empresa Thecna Engenharia LTDA é convidada a prestar serviços para a prefeitura? E a impossibilidade da ampla participação de outros participantes, impedindo a obtenção da proposta mais vantajosa para a administração pública? Como diz o ditado: Farinha pouca meu pirão primeiro.

Outro ponto curioso quando analisada a documentação é que outros contratos foram celebrados através de DISPENSA DE LICITAÇÃO como o nome já diz, não há licitação e nem concorrência. Ou seja, é celebrado um contrato direto entre a prefeitura e a empresa.
O Interessante e curioso é saber que uma empresa com capital social alto, e com anos de prestação de serviços ininterruptos a municipalidade ganhando milhões ter sido fechada exatamente quando o então prefeito Antônio Nascimento deixou o poder no ano de 2017! Isso mesmo a empresa Thecna Engenharia LTDA encerrou suas atividades como mostra uma simples consulta ao CNPJ da empresa.
Será que por ventura se o ex gestor regressasse ao poder a empresa assim como a fênix ressurgiria das cinzas e voltaria a prestar seu valoroso serviço a municipalidade?
Hipocrisia e muito teatro sendo apresentado.