PREFEITO DE ANDORINHA VISITA OBRA DA NOVA CRECHE DE ANDORINHA

 

A grande obra da tão sonhada nova Creche Municipal de Andorinha já está com mais de 60% concluída, é uma obra construída através de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura Municipal de Andorinha, através da Secretaria de Educação. É uma obra de grande importância para os profissionais e alunos que terão melhor estrutura para ensinar e aprender.
Um investimento de 1.971.076 reais que irá beneficiar 188 alunos por turno, podendo totalizar mais de 350 estudantes. A estrutura contém cerca de 10 salas de atividades, 06 sanitários, refeitório, copa, vestuário e diversos outros ambientes adequados às necessidades das crianças e profissionais de Educação Infantil. No projeto também foram avaliadas as condições de pessoas portadoras de deficiência motora ou mobilidade reduzida para melhor adequação e comodidade para os mesmos.

Estradas vicinais da região de Gameleira seguem recebendo ações de recuperação da prefeitura de Jaguarari

Desde a última semana a região de Gameleira vem recendo diversas ações para a recuperação de diversas estradas vicinais. O trabalho foi iniciado na estrada que liga as localidades de Gameleira a Várzea das Pedras. Nesta ação cerca de 6 km foram totalmente recuperados. Na última terça-feira foi iniciada a recuperação de mais uma estrada vicinal que liga as localidades de Várzea das Pedras a Malhada da Areia.
Seguindo o cronograma estabelecido pela administração municipal serão realizadas ações de recuperação nas seguintes estradas vicinais:
• De Malhada da Areia até Várzea das Pedras;
• De Várzea das Pedras a Karitá;
• De Várzea das Pedras, passando por Karitá até chegar ao Angico;
• Do distrito de Gameleira, passando pelas localidades do Vai Quem Quer, Várzea das Pedras até chegar ao Riacho do Mocó;
• De Várzea das Pedras ao Cambão;
• De Malhada da Areia ao Paredão.
“A recuperação dessas regiões fazem parte de um cronograma montado pela gestão municipal que entendeu que aquela região necessitaria de uma ação emergencial de recuperação, garantindo a trafegabilidade da estrada que liga essas localidades. Após esta ação a administração municipal terá recuperado mais 50 km de estradas vicinais. A manutenção das estradas realizada nesta área foi também uma solicitação do vereador Dourival Borges, que tem acompanhado de perto a execução da ação”, destacou o prefeito Everton Rocha.
O trabalho não para, e pode ser visto por todo o município. È a prefeitura de Jaguarari trabalhando para proporcionar uma Cidade Para Todos.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Prefeitura de Jaguarari divulga novo Boletim Epidemiológico

A prefeitura de Jaguarari através da Secretaria de Saúde divulga neste sábado (04/07), o Boletim com dados atualizados da COVID-19. Na edição de hoje, foi confirmado 01 novo caso de coronavírus por teste rápido. Trata-se de um profissional de saúde que reside no distrito de Pilar. A Vigilância continua aprimorando suas ações no combate à pandemia, adotando inúmeras medidas relacionadas ao isolamento domiciliar e monitoramento dos pacientes, além do acompanhamento e testagem dos parentes e pessoas próximas.

Jaguarari possui no momento 02 suspeitos e atinge o total de 77 casos confirmados, sendo 72 por testes rápidos e 05 através de exame RT- PCR, dos quais 04 foram realizados no LACEN e 01 em laboratório particular.

A boa notícia fica por conta da excelente taxa de recuperação, onde 52 pacientes já apresentam cura clinica confirmada.

A prefeitura conta com o apoio da população em aderir ao isolamento social e aos cuidados de higiene pessoal. Se você puder, fique em casa e proteja sua vida e de seus familiares.
Qualquer dúvida relacionada ao COVID-19, utilize a central de atendimento mandando mensagem de WhatsApp para (74) 99948 0045 ou Ouvidoria Municipal através do número (74) 99976-4748.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Prefeitura de Jaguarari segue realizando recuperação de estradas vicinais na região do Flamengo e Macambira

O trabalho de recuperação das estradas vicinais por todo o município segue em ritmo acelerado. A prefeitura de Jaguarari segue realizando recuperação de estradas vicinais na região do Flamengo e Macambira. Após concluir a recuperação estradas que ligam localidades de Flamengo a Alagadiço e posteriormente às estradas que ligam as localidades de Alagadiço, passando por Macambira, chegando a Conceição, a administração municipal iniciou nesta sexta-feira (03), a recuperação da estrada vicinal que liga as localidades de Conceição a Santo Antônio.
“Mesmo estando no período de chuvas, vamos manter a manutenção das nossas estradas vicinais. Precisamos garantir ao homem do campo uma estrada de qualidade que possibilite o transporte e o escoamento da produção para a comercialização na sede do município. Atendendo a solicitação do vereador Louri da Barrinha estamos finalizando a recuperação dessas duas regiões, que somadas representam 35 km de estradas vicinais recuperadas”, pontuou o prefeito Everton Rocha.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

O SONHO DE MUITOS ANDORINHENSE FOI REALIZADO, AGORA A UBS TEM MÉDICO 24 HORAS DE DOMINGO A DOMINGO.

No dia 01 de julho 2020 a Gestão Minha Terra, Meu Orgulho realizou um sonho que almejavam durante muito tempo. Andorinha agora pode contar com Médico 24 horas todos os dias da semana. Depois de 31 anos de emancipação político-administrativa, o serviço de atendimento médico terá ainda mais conforto e comodidade para a população.
Essa é mais uma parceria da Gestão com a Cia. de Ferros e Ligas da Bahia (Ferbasa), são 210 mil reais que serão investidos diretamente para a contratação de médicos, que irão trabalhar para essa grande ação acontecer.
“É com sentimento de conquista e dever cumprido que iniciamos essa ação tão importante, uma conquista para o povo de Andorinha. Teremos a satisfação de ajudar a população mais de perto e com mais responsabilidade.”, relatou Renato Brandão, Prefeito Municipal. Com médico 24 horas na Unidade Básica de Andorinha, a população terá mais segurança em saúde quando necessitar de atendimento médico a qualquer hora. “A preocupação de chegar na UBS e não ter médico a noite acabou. Nosso desafio é estarmos juntos, superar dificuldades e limitações das ações contra os inúmeros agravos e no enfrentamento ao Novo Coronavírus”, relatou Geson Cardoso, Secretário de Saúde.
A parceria com a Cia. de Ferro e Ligas (Ferbasa) a Prefeitura de Andorinha vem mostrando ser de grande importância no desenvolvendo de ações positivas onde beneficia e muito a população andorinhense, principalmente na saúde nesse momento tão conturbado.

Prefeitura de Jaguarari divulga novo Boletim Epidemiológico

A prefeitura de Jaguarari através da Secretaria de Saúde divulga nesta sexta-feira (03/07), o Boletim com dados atualizados da COVID-19. Na edição de hoje, foram detectados 04 casos positivos para coronavírus por testes rápidos. Todos são residentes do distrito de Pilar e encontram-se assintomáticos. As Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária prosseguem intensificando as ações no combate à pandemia, adotando inúmeras medidas relacionadas ao isolamento domiciliar e monitoramento dos pacientes, além do acompanhamento e testagem dos parentes e pessoas próximas.
Jaguarari atinge o total de 76 casos confirmados, sendo 71 por testes rápidos e 05 através de exame RT- PCR, dos quais 04 foram realizados no LACEN e 01 em laboratório particular. O município apresenta neste momento 49 pacientes com cura clinica confirmada. No momento, também aguardamos o resultado de dois casos suspeitos.
A prefeitura conta com o apoio da população em aderir ao isolamento social e aos cuidados de higiene pessoal. Se você puder, fique em casa e proteja sua vida e de seus familiares.
Qualquer dúvida relacionada ao COVID-19, utilize a central de atendimento mandando mensagem de WhatsApp para (74) 99948 0045 ou Ouvidoria Municipal através do número (74) 99976-4748.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

UNEB em Senhor do Bonfim produz audiovisual sobre a importância da literatura na pandemia

O projeto “Videoartes contra o coronavírus”, idealizado pelo colegiado de Teatro do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB divulga sua quinta produção, “Literatura na pandemia”. O audiovisual aborda sobre a importância da literatura neste momento de pandemia, quando não é aconselhável sair de casa, a literatura nos transporta para muitos lugares.

A produção cita alguns best sellers como “O Senhor dos Anéis” e “Harry Potter”, literaturas realistas de Eça de Queirós e Machado de Assis, e enredos fictícios como Jogos Vorazes. Além de trechos das obras “O último homem” (1826) de Mary Shelley, “A peste” (1947) de Albert Camus, e “Amor nos tempos do Cólera” (1985) de Gabriel Garcia Marquéz. Enredos que apresentam temáticas como doença, epidemia e quarentena, e ajudam a pensar sobre a pandemia que estamos vivendo.

O Projeto “Videoartes contra o coronavírus” é coordenado pelos professores de Teatro do DEDC VII da UNEB, Filipe Dias e Michel Guimarães; e conta com a monitora bolsista, Tatá Barbosa. Além dos monitores voluntários Celo Cardoso, Lucas Souza, Melissa Bonfim, Murillo Aguiar e Uriel Caruano.

A produção com roteiro de Michel Guimarães, conta com a participação especial dos estudantes de Teatro, Israel Santana e Lua Rodrigues. A produção está disponível no canal “Videoartes contra o coronavírus- UNEB Campus VII” no YouTube. Confira a produção através do link: https://www.youtube.com/watch?v=KccrQID1XWQ&feature=youtu.be.

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/UNEB)

PREFEITURA DE ANDORINHA REALIZA PATROLAMENTO DE ESTRADAS VICINAIS NA REGIÃO DE QUEIMADA GRANDE

 

A Prefeitura Municipal de Andorinha, através da Secretária de Infraestrutura, vem intensificando obras de patrolamento e recuperação de estradas em toda zona rural do município. Uma ação contínua na qual ocorre em diversas localidades da Zona Rural com vias não pavimentadas. “O objetivo é a busca da melhoria do trafego na zona rural da nossa cidade. Mesmo o trabalho sendo feito periodicamente, as recentes chuvas que ocorreram no município nos últimos dias nos trouxeram a necessidade de retornar a essas comunidades”, afirmou o Secretário de Infraestrutura, Rafael Batista.
Essa semana as estradas das Fazendas de Queimada Grande, Caraibinha e Sítio do Açude, foram patroladas e essa ação continuará em toda região, com o objetivo de aprimorar as estradas utilizadas pela população em seu deslocamento até a sede. Na próxima semana será patrolada e cascalhada a região de Barriga Mole, caso estejam favoráveis as condições climáticas.

PREFEITURA DE ANDORINHA RECEBE DOAÇÃO DE 120 TESTES RÁPIDOS DA EMPRESA FERBASA

Nesta semana a Prefeitura de Andorinha, através da Secretaria de Saúde, recebeu 120 testes rápido doados pela Cia. de Ferros e Ligas da Bahia (Ferbasa), para a testagem de possíveis pacientes de Coronavírus. “A empresa vem sendo parceira da gestão durante toda nossa luta contra o Coronavírus, demonstrando sensibilidade com a causa e sempre tem nos ajudado.” afirmou Renato Brandão, Prefeito Municipal.

A empresa já vem desempenhando diversas ações no município, dentre elas podemos destacar: desinfecção das ruas com água clorada por duas vezes, a entrega de protetores faciais, aventais descartáveis, luvas de procedimento, pulverizadores e máscaras, além da doação de camas hospitalares, mesas auxiliares, monitor cardíaco, armários vitrine, cilindros de oxigênio e demais equipamentos destinados ao combate ao Coronavírus, que logo serão entregues.

Tais ações são discutidas e traçadas em reuniões, que quando solicitada para esclarecimentos e adequações se faz presente demonstrando o sentimento de responsabilidade com a população de Andorinha na prática de uma política de alcance social no nosso município.

Destacamos ainda, a implantação de uma Barreira Sanitária na localidade de Isaura, bem como a instalação de pias para uso dos profissionais que atuam nas barreiras sanitárias e a população em geral.

A empresa vem implantando diversas medidas de prevenção ao contágio e no enfrentamento ao Coronavírus, a exemplo da instalação de um barreira sanitária nas dependências da empresa para controle de temperatura e orientação aos funcionários e profissionais terceirizados, assim como pulverizador para desinfecção de veículos, que entram e saem da empresa, para dar maior segurança aos funcionários (em sua maioria munícipes de Andorinha) e também para as demais pessoas que por ali transitam.
Além de todo o apoio dado ao município na área da Saúde, a empresa sensível à situação que estamos vivenciando, doou cestas básicas através de uma parceria com a Secretaria de Assistência Social, que foram entregues a 600 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Prefeitura de Jaguarari segue realizando a recuperação da iluminação pública no distrito de Pilar

Desde a última segunda-feira (29), o setor de iluminação da Prefeitura de Jaguarari iniciou uma nova ação de recuperação da iluminação pública no distrito de Pilar. Esta nova etapa que deverá ser realizada em todas as ruas do distrito, foi iniciada com a reposição de lâmpadas queimadas e a troca de reatores que apresentaram falhas em seu funcionamento. Em seguida a equipe de iluminação do município iniciará uma nova etapa que consiste na implantação da iluminação pública em algumas ruas que ainda não possuem iluminação.
“O prefeito já havia relatado sua preocupação com a iluminação e principalmente com a segurança dos moradores de Pilar. Por esta razão determinou a realização de uma nova avaliação de toda a iluminação pública e que fosse realizado a reposição de lâmpadas e a instalação de braços e lâmpadas nas ruas que ainda não houvesse iluminação. Queremos deixar Pilar totalmente iluminada, de ponta a ponta”, pontuou o coordenador do setor de iluminação Adenilton Ferreira.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari