Ações da sessão da Câmara de vereadores de Andoirnha

Resultado de imagem para camara de andorinha

Na ultima quarta feira (04), durante sessão da câmara de Andorinha, apenas os vereadores, Vagner Lavor, e Agnaldo Pinheiro, ambos do PCdoB fizeram uso da tribuna. O líder da oposição, Vagner Lavor, falou sobre emendas que serão apresentadas, e se aprovadas, incluídas no orçamento para 2020.

Já o outro camarada, vereador Agnaldo Pinheiro, agradeceu o apoio que a prefeitura deu na organização da festa da padroeira de Medrado.

Nesta quarta feira (11), os vereadores estão mais uma vez reunidos discutindo ações para o desenvolvimento de Andorinha.

Prefeitura de Jaguarari lança nesta terça-feira o Projeto Verão Saúde

Acontece nesta terça-feira (10) o lançamento do Projeto “Verão Saúde” às 16: h na Praça de Convivência. Serão disponibilizados os seguintes serviços:
– Avaliação Nutricional com cálculo do IMC e encaminhamento para tratamento se necessário;
– Atendimento com o Clínico Geral
– Atendimento individualizado com Fisioterapeutas e Educadores Físicos.
Atenção ao Cronograma:
– Segundas e sextas-feiras – ritmos
– Terças, quartas e quintas-feiras – aulas de aeróbica, ginástica localizada e step
Informamos que o inicio das atividades serão iniciadas sempre às 17:30h

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

ATENTA A FALTA DE ÁGUA NO MUNICÍPIO PREFEITURA DE JAGUARARI CONSEGUE A PERFURAÇÃO DE VÁRIOS POÇOS ARTESIANOS

Atenta aos reclames da população em especial ais moradores da zona rural do município que sofrem com a falta de água a prefeitura de Jaguarari através do apoio do deputado Federal Adolfo Viana conseguiu a perfuração de vários poços artesianos no município. Neste domingo (08), foi iniciada a perfuração do primeiro poço artesiano. Seguindo o cronograma de ações dessa primeira etapa de perfurações, outras localidades serão atendidas. A administração municipal segue realizando diversas ações visando amenizar o sofrimento do homem do campo nesse período de escassez de água através de poços artesianos e abastecimento através de caminhões pipa.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Com o tema: “Historias e Reflexões da Nossa Cor” Prefeitura de Jaguarari promoveu a 1ª Noite Cultural

Na última sexta-feira (06), a prefeitura de Jaguarari através da Secretaria de Educação promoveu a 1ª Noite Cultural, que teve como tema: “Historias e Reflexões da Nossa Cor”. Através de desfiles, apresentações culturais, de dança, teatro, leitura de poesias e cordéis apresentadas pelos alunos das escolas da rede municipal, ficaram ainda mais evidentes toda a representatividade cultural negra existente em Jaguarari.

Dentro da programação cultural, ainda no período da manhã, alunos da Escola Municipal Luiz Viana se divertiram e fizeram arte através da produção de diversas pinturas e desenhos nos muros internos da escola.

A aluna Lorrayne Dias da Silva falou sobre o evento. “Eventos como esses são importantes, pois mostra um pouco do que representa a arte, a cultura e o que é ser negro”.

Ao final da 1ª Noite Cultural a Mestre em Capoeira Amazonas foi homenageada por todo seu empenho e contribuição cultural na difusão da capoeira, arte que tem origem negra e que de forma brilhante é repassada aos seus alunos em Jaguarari.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Ações do 6° BPM na região de Senhor do Bonfim

POLICIAIS DO 6º BATALHÃO EM FILADÉLFIA ATUAM EM OCORRÊNCIA POR DIREÇÃO PERIGOSA PRESERVANDO A VIDA DO CONDUTOR E DE TERCEIROS


Por volta das 23h do dia 6dez19, a Gu/Rp da 5ª Cia/Filadélfia, conduziu à Delegacia de Policia Civil de Senhor do Bonfim, um indivíduo por pratica de embriaguez ao volante. O acusado estava conduzindo uma moto Honda CB 300, licença de Ipirá-Ba, em visível estado de embriaguez e praticando direção perigosa, o mesmo tentou empreender fuga porem foi interceptado e apresentado a autoridade de Plantão onde foi lavrado flagrante, o referido veículo foi conduzido ao pátio da 27ª Ciretran/Bonfim.

 

CETO RURAL e 5ªCIA/6º BPM ATUAM EM PREVENÇÃO A HOMICÍDIO EM MUCUNUM ÁREA RURAL DE FILADÉLFIA.

 

Por volta de 22h de 08dez19, o coordenador de área, enquanto iniciava a Operação Varredura, recebeu a informação através de Policiais da Ronda Escolar, que uma mulher de 18 anos de idade teria sido vítima de tentativa de homicídio cometida por seu genitor(39), que só não foi concluída após luta corporal da mãe em defesa da filha que sofre de síndrome neurológica por conta de situações parecidas, desde os 7 anos de idade. O acusado por volta das 02:30h do dia 09, retornou à sua residência e se deparou com a guarnição, que estava em, aguardando o seu retorno. Prontamente, os policiais efetuaram a prisão do mesmo. Ele entregou o revólver calibre .32 carregado com 6 munições, sendo 2 intactas e 4 pinadas, o que provavelmente tenha salvado a vida da vítima e uma espingarda de fabricação caseira.

A guarnição conduziu todos os envolvidos para a Depol em Senhor do Bonfim, onde foi lavrado Flagrante Delito.

 

6º BPM! Semeando amor, colhendo o bem!

Senhor do Bonfim, 09 de dezembro de 2019.

FONTE: ASCOM/6º BPM

Polícia Militar da Bahia
Comando de Operações Policiais Militares
Comando de Policiamento da Região Norte
Sexto Batalhão de Polícia Militar
Assessoria de Comunicação Social
(74) 3541-9713 / 9718

Consultores de Senhor do Bonfim conseguem Um Milhão e Meio em projeto Junto a CODEVASF para dois Territórios Sertão Produtivo e Velho Chico da Bahia

Em parceria com a empresa Campanella, laticínio localizado em Palmas de Monte Alto no oeste baiano, os consultores Eduardo Carvalho e Adriana Longuinho, elaboram projeto para aquisição de 68 tanques de resfriamento Leite a Granel para 34 Associações dos territórios de identidade do Sertão Produtivo e Velho Chico junto a CODEVASF de Bom Jesus da Lapa, atendendo assim a IN 76 e 77 que visa melhorar a qualidade do LEITE TIPO A, fortecendo a segurança economoca e aproximando o produtor da indústria.

PREFEITO DE JAGUARARI ENTREGA NA LOCALIDADE DE CATUNI DA ESTRADA A 6ª QUADRA POLIESPORTIVA TOTALMENTE REVITALIZADA

A manha da ultima sexta-feira (06) foi festiva para os moradores da localidade de Catuni da Estrada. O prefeito Everton Rocha, acompanhado por seus secretários de governo e vereadores, entregou à população a quadra poliesportiva completamente recuperada. A reforma da quadra contou com serviços de instalação e reparo dos alambrados, pintura, reforma do piso, reforma completa dos dois vestiários e jardinagem no entorno do espaço esportivo. O ato de entrega foi iniciado com apresentações de dança e disputa de jogo amistoso entre os alunos da Escola Municipal Maria Ivete.

Em seu discurso o prefeito de Jaguarari falou sobre a importância da entrega desse importante equipamento esportivo e anunciou mais obras na localidade. “Pra nós é uma grande felicidade entregar essa quadra totalmente transformada. Essa reforma foi feita com muito carinho e dedicação pelos nossos servidores. Aqui anuncio que iremos realizar as reformas da Escola Municipal Maria Ivete e da Praça São Vicente de Paula”, anunciou o gestor.

A recuperação dos espaços de lazer em Jaguarari tem sido uma das prioridades da atual gestão em relação às ações de inclusão social e de incentivo à prática de hábitos saudáveis. A administração municipal já realizou a entrega das quadras poliesportivas de Santa Rosa, Flamengo, Gameleira, Jacunã e Pilar.

“Com a entrega de mais essa quadra fortalecemos o incentivo a práticas esportivas em nosso município”, destacou a secretária de educação, Edinea Ferreira.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Informativo vereador Rê do Sindicato

Através da parceria do Vereador Rê do Sindicato, do Governo Municipal, por meio da Sedaf, Associação da Lagoa do Peixe e Embasa, várias famílias da comunidade da Lagoa do Peixe do Município de Senhor do Bonfim, serão beneficiadas com o sistema de abastecimento de água.
Ascom
Senhor do Bonfim-Bahia,09 de dezembro de 2019.

Bonfim, quatro centenários: sem comemorações

É comum as sociedades utilizarem as celebrações de centenários, como oportunidades para preservação e valorização da memória de personagens ou de acontecimentos históricos. Assim foram comemorados os cem anos de Vinícius de Moraes, Jorge Amado, Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi e mais recentemente Nélson Gonçalves e Jackson do Pandeiro.

Em dezembro de 1919 acontecia em Bonfim, a visita do Senador Rui Barbosa, influente político brasileiro que marcou tanto nossa história, que até hoje a cidade é conhecida por uma alcunha sua: Terra do Bom Começo. Fato tão relevante, a ponto da data ter sido alterada para o Dia da Cultura Bonfinense. Alguns meses antes, em outubro, nascia Pedro Amorim, jogador de futebol ídolo do Bahia e Fluminense, que teve passagem pela Seleção Brasileira, e que também fez carreira na medicina. Em julho do mesmo ano, nascia Plínio Gomes Soares, um dos principais empreendedores bonfinenses. Se nos permitirmos abrir o leque temporal a dezembro de 1918, ainda temos o nascimento de Olga Campos de Menezes, grande responsável pela evolução da educação do município.

Nos últimos meses, Senhor do Bonfim teve essas importantes datas centenárias para serem festejadas, mas foram parcas, quase nulas, as manifestações da sociedade e do Poder Público. Embora o projeto “Bonfim, um museu de grandes novidades”, realizado pelo Governo Municipal, seja um marco, a relação dos bonfinenses com sua história ainda é anual, resumindo-se às comemorações do aniversário da cidade.

É preciso romper o estigma de relacionar a história como uma simples forma de saudosismo, ou o tosco pensamento de: “Quem vive de passado é museu”. Preservar, valorizar e, principalmente, compreender episódios e personagens históricos é vital para o desenvolvimento de qualquer sociedade, inclusive para a consolidação de políticas públicas nas áreas da cultura, turismo, educação, ação social, saúde, meio ambiente e economia. Afinal, como diz o adágio popular: “quem não sabe de onde veio não vai saber para onde vai”.

Por fim, enquanto a luz da sabedoria não ilumina a consciência da importância do reconhecimento e da preservação histórica, serve como alento para continuar nessa labuta, o fato que essas personas obtusas que não dão o devido valor à história de seu povo, também serão esquecidas pelo mesmo sentimento que nutrem.

Alex Barbosa, bonfinense e idealizador do projeto Minha Cidade

#minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #história #memória #patrimônio #preservação #consciência