Projeto básico do Canal do Sertão deve ter edital publicado nos próximos dias

O edital para o projeto básico da 1ª etapa do Canal do Sertão Baiano está pronto para ser lançado.

A obra é uma das principais bandeiras do deputado federal José Carlos Aleluia (Democratas-BA), que conseguiu em 2016 incluir no orçamento da União recursos da ordem de R$ 15 milhões e recentemente articulou com a bancada baiana uma emenda para a conclusão do projeto.

“Quando iniciamos a articulação junto ao governo e à bancada baiana, o projeto estava abandonado, sem dotação de recursos e sem nenhuma esperança de seguir em frente. Assumimos o compromisso, conseguimos os recursos para o projeto básico e hoje esse sonho começa a virar realidade. Não se trata de uma obra eleitoreira para a próxima eleição, mas de um projeto de longo prazo que é sem dúvida a maior intervenção no interior baiano das últimas décadas. Vamos garantir segurança hídrica e o desenvolvimento de uma região de 1,5 milhão de baianos e 44 municípios”, explicou.

Também chamado de Eixo Sul da Transposição do Rio São Francisco, o Canal do Sertão Baiano é um sistema adutor de multiuso com captação na margem direita do Rio São Francisco, que tem por finalidade reforçar o suprimento de água das bacias hidrográficas dos rios Salitre, Paraguaçu, Jacuípe, Curaçá-Vargem, Macururê, Tourão-Poções, Itapicuru e Vaza-Barris.

Ao todo, 44 municípios serão beneficiados com a obra que também assegura a implantação total dos 30 mil hectares do Projeto Salitre de Irrigação, e não apenas os atuais cinco mil hectares. “É importante ressaltar que não estamos apenas assegurando o abastecimento humano, mas criando condições de desenvolvimento social e econômico de uma região massacrada pela seca. O legado dessa obra para a região pode ser determinante para o futuro de todo o estado”, comemorou Aleluia.

Confira a lista das cidades que serão impactadas pelo projeto:

Andorinha, Antônio Gonçalves, Caém, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Capim Grosso, Filadélfia, Itiúba, Jacobina, Jaguarari, Miguel Calmon, Mirangaba, Pindobaçu, Ponto Novo, Queimadas, Quixabeira, Santaluz, São Domingos, Valente, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Candeal, Capela do Alto Alegre, Gavião, Ichu, Mairi, Morro do Chapéu, Mundo Novo, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Piritiba, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Tapiramutá, Saúde, Uauá, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Ourolândia, Umburanas, Várzea Nova, Sobradinho e Juazeiro.

Ato de reabertura e liberação de água para o Projeto de Irrigação de Ponto Novo será nesta quinta (20)

O Distrito de Irrigação, Prefeitura Municipal de Ponto Novo e Associação dos Reassentados convidam todos os irrigantes e a sociedade pontonovense para o ato de reabertura e liberação de água para o Projeto de Irrigação de Ponto Novo.

O evento será realizado nesta quinta-feira, dia 20 de setembro, a partir das 09h, na Caixa de Distribuição, vizinho ao Lote do Sr. Téo, no Perímetro Irrigado.

Atenciosamente,

Eleilson Gama
Gerente do Distrito de Irrigação

Tiago Venâncio
Prefeito Municipal

Edson Lopes
Presidente da Associação dos Reassentados

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Ponto Novo – BA

Campo Formoso é destaque em agência de notícias internacional como exemplo de boas práticas de gestão

p1cnn1gs231bho1ru51a9qevt6f26

Campo Formoso foi destaque em matéria da Agência de Notícias BBC News Brasil, filial da internacional BBC de Londres. O motivo? Exemplo de boas práticas de gestão com a implantação do Vetor Disciplinar na Escola Maria do Carmo de Araújo Maia.  Essa ação é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a Polícia Militar da Bahia e a Prefeitura, caminho para melhorar os resultados de suas unidades de ensino básico.

“O projeto foi implantado após análise e detecção de inúmeros problemas sociais como violência no ambiente escolar, comercialização e consumo de drogas, além do baixo desempenho escolar. A viabilidade se deu por conta do empenho da prefeita Rose Menezes e do então Major Mascarenhas que não mediram forças para conseguir a implantação da escola com Sistema CPM.  Essa conquista é extremamente importante para a formação do cidadão, porque reforça os conceitos de disciplina, organização e concentração nos estudos. A escola conta com dois diretores sendo um da parte pedagógica e outro da parte disciplinar. A matriz curricular segue a da rede municipal em consonância com o sentimento de amor à pátria, da sadia mentalidade de disciplina consciente”, relata o Capitão Crishwelber, responsável pela elaboração do projeto.

 

Link da matéria: https://www.bbc.com/portuguese/geral-45491630#7

“Eu ando pelas escolas e a verdade é que a educação está um desastre total. Precisava tomar alguma atitude, e o caminho que encontramos foi esse, focar na disciplina para buscar um melhor desempenho. O tráfico estava na porta da escola. Era desesperador. A bagunça não permitia que nenhuma aula tivesse 50 minutos. Como eu ia controlar isso? Não é militarização da escola, mas era preciso fazer algo”, ressalta a prefeita Rose Menezes.

p1cnn16gg0h7i3s7eqm1h1s2o5

Mudanças

A mudança já é perceptível em apenas cinco meses da implantação.  “Nós constatamos um avanço muito grande dos nossos alunos, referente aos cuidados com a unidade escolar, respeito aos colegas, aos professores e funcionários. Nós conseguimos também trazer os pais para dentro da escola, o que antes não acontecia. Há relatos de pais onde enfatizam que as relações, até no âmbito familiar dos alunos da escola, mudaram para melhor”, descreve a Secretária de Educação do município, Anizete Laborda.

Jeane, mãe de um aluno da Escola Maria do Carmo, aprovou o novo método implantado na instituição. “Lutei para ele entrar nessa escola e estou gostando muito. Os professores são ótimos e sempre pergunto como está sendo o desempenho do meu filho. É importante essa cooperação escola-família. Em casa, ele melhorou o comportamento, mas espero que no próximo ano ele melhore ainda mais”, disse.

Investimento na educação

A Escola Maria do Carmo, primeira do Estado a receber o Vetor Disciplinar, contabilizou nota 2,8 no Ideb 2017 do 5º ano – divulgado em março deste ano -, quando a meta era 4,3. Com meta 4,0, a nota do 9º ano foi 2,7. Os resultados estão ainda muito abaixo da meta, porém, diversas ações estão sendo executadas para que o desempenho dos alunos melhore nos próximos anos. Podemos destacar: aulas de reforço, música, dança e esporte, acompanhamento com psicopedagogo, o estímulo a participação familiar, além da formação de professores.

Por falar em investimento na educação, professores, militares e servidores participaram recentemente do Curso de Gestão da Rede de Ensino, ministrado pelo Capitão PM Altamiro Conceição Oliveira. O encontro serviu para fazer um balanço dos cinco meses de implantação do sistema CPM na Escola Maria do Carmo, além de oferecer a troca de experiências. A ideia é que essa formação aconteça em toda a Rede de Ensino Municipal.

E tem mais: a equipe da escola, juntamente com o Departamento Pedagógico, irá desenvolver um projeto de intervenção para melhoramento da aprendizagem, além de mudança no regimento interno.

2

p1cnn1gs231fl214oj1p5hkpna2p5

p1cnn1gs221sou1qqj7c0kuf1o7o4

Campo Formoso Noticias

Eleições 2018: Pesquisa Ibope para o Senado na Bahia mostra Jaques Wagner com 41%; Irmão Lázaro, 22%, Ângelo Coronel, 15%; Jutahy Júnior, 11%

Jorge Vianna tem 4%; Fábio Nogueira, 4%; Marcos Maurício, 3%; Comandante Rangel, 3%; Francisco José e Adroaldo dos Santos têm 1% cada um; Celsinho Cotrim tem 0%. Levantamento foi feito entre os dias 15 e 17 de setembro.

Foto: Reprodução.

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (18) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o Senado na Bahia:

  • Jaques Wagner (PT): 41%
  • Irmão Lázaro (PSC): 22%
  • Ângelo Coronel (PSD): 15%
  • Jutahy Magalhães Júnior (PSDB): 11%
  • Jorge Vianna (MDB): 4%
  • Fábio Nogueira (PSOL): 4%
  • Marcos Maurício (DC): 3%
  • Comandante Rangel (PSL): 3%
  • Francisco José (Rede): 1%
  • Adroaldo dos Santos (PCO): 1%
  • Celsinho Cotrim (PRTB): 0%
  • Brancos e nulos para a 1ª vaga: 21%
  • Brancos e nulos para a 2ª vaga: 32%
  • Não sabe: 41%

A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia. No levantamento anterior, feito de 19 a 21 de agosto, os percentuais foram: Jaques Wagner (PT): 34%; Irmão Lázaro (PSC): 23%; Jutahy Júnior (PSDB): 14%; Ângelo Coronel (PSD): 7%; Jorge Vianna (MDB): 6%; Fábio Nogueira (PSOL): 5%; Marcos Maurício (DC): 5%; Comandante Rangel (PSL): 4%; Francisco José (Rede): 3%; Adroaldo dos Santos (PCO): 1%; Celsinho Cotrim (PRTB): 1%; Brancos/nulos para a 1ª vaga no Senado: 26%; Brancos/nulos para a 2ª vaga no Senado: 35%; Não sabe/não respondeu: 36%

Sobre a pesquisa

  • Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
  • Quem foi ouvido: 1.008 pessoas em 61 municípios
  • Quando a pesquisa foi feita: De 15 a 17 de setembro
  • Registro no TRE: 01723/2018
  • Registro no TSE: 03445/2018
  • nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro
  • 0% significa que o candidato não atingiu 1%

Espontânea

Na modalidade espontânea da pesquisa Ibope (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:

Jaques Wagner (PT): 18%
Angelo Coronel (PSD): 7%
Irmão Lázaro (PSC): 4%
Jutahy Magalhães Junior (PSDB): 2%
Jorge Vianna (MDB): 0%
Adroaldo dos Santos (PCO): 0%
Comandante Rangel (PSL): 0%
Fabio Nogueira (PSOL): 0%
Francisco José (REDE): Não foi citado
Celsinho Cotrim (PRTB): Não foi citado
Marcos Mauricio (DC): Não foi citado
Outros: 3%
Branco ou nulo: 28%
Não sabem ou preferem não opinar: 61%.

Eleições 2018: Pesquisa Ibope mostra Bolsonaro com 28%; Haddad, 19%; Ciro, 11%; Alckmin, 7%; Marina, 6%

Álvaro Dias (Podemos), João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) têm 2% cada um; Cabo Daciolo (Patriota), 1%; Guilherme Boulos (PSOL), Vera (PSTU), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram.

O Ibope divulgou nesta terça-feira (18) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. A pesquisa ouviu 2.506 eleitores entre domingo (16) e terça-feira (18).

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Os resultados foram os seguintes:

  • Jair Bolsonaro (PSL): 28%
  • Fernando Haddad (PT): 19%
  • Ciro Gomes (PDT): 11%
  • Geraldo Alckmin (PSDB): 7%
  • Marina Silva (Rede): 6%
  • Alvaro Dias (Podemos): 2%
  • João Amoêdo (Novo): 2%
  • Henrique Meirelles (MDB): 2%
  • Cabo Daciolo (Patriota): 1%
  • Vera Lúcia (PSTU): 0%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 0%
  • João Goulart Filho (PPL): 0%
  • Eymael (DC): 0%
  • Branco/nulos: 14%
  • Não sabe/não respondeu: 7%

Em relação ao levantamento anterior do instituto, divulgado na terça-feira (11):

Jair Bolsonaro oscilou positivamente dois pontos, indo de 26% para 28%;

Haddad cresceu 11 pontos percentuais, passando de 8% para 19%;

Ciro manteve os mesmos 11%;

Alckmin oscilou negativamente, indo de 9% para 7%;

Marina foi de 9% para 6%;

Os indecisos se mantiveram em 7% e os brancos ou nulos caíram de 19% para 14%.

Rejeição

O Instituto também perguntou: “Dentre estes candidatos a Presidente da República, em qual o (a) sr. (a) não votaria de jeito nenhum? Mais algum? Algum outro?”.

Neste levantamento, portanto, os entrevistados podem citar mais de um candidato. Por isso, os resultados somam mais de 100%.

Os resultados foram:

  • Bolsonaro: 42%
  • Haddad: 29%
  • Marina: 26%
  • Alckmin: 20%
  • Ciro: 19%
  • Meirelles: 12%
  • Cabo Daciolo: 11%
  • Eymael: 11%
  • Boulos: 10%
  • Alvaro Dias: 10%
  • Vera: 9%
  • Amoêdo: 9%
  • João Goulart Filho: 8%
  • Poderia votar em todos: 2%
  • Não sabe/não respondeu: 9%

Simulações de segundo turno

Haddad 40% x 40% Bolsonaro (branco/nulo: 15%; não sabe: 5%)

Ciro 40% x 39% Bolsonaro (branco/nulo: 15%; não sabe: 6%)

Alckmin 38% x 38% Bolsonaro (branco/nulo: 18%; não sabe: 6%)

Bolsonaro 41% x 36% Marina (branco/nulo: 18%; não sabe: 5%)

 

Sr do Bonfim: Tribunal do Júri estará reunido nesta quarta-feira(19). Dr Marcus Rebouças atuará na defesa do réu

TRIBUNAL DO JÚRI DA COMARCA DE SENHOR DO BONFIM LEVA NESTA QUARTA-FEIRA,DIA 19, A JULGAMENTO ABDIAS FERREIRA DE OLIVEIRA PELA MORTE DE PAULO FERREIRA DA CONCEIÇÃO, FATO OCORRIDO NO DIA DIA 13 DE ABRIL DE 2014, POR VOLTA DA 22H30MIN, NAS IMEDIAÇÕES DA FAZENDA SÃO JOÃO, NO MUNICÍPIO DE ANDORINHA-BAHIA.

O JUIZ DE DIREITO DR. TEOMAR ALMEIDA DE OLIVEIRA, TITULAR DA VARA CRIME DA COMARCA DE SENHOR DO BONFIM (BA), PRESIDIRÁ O JULGAMENTO PELO TRIBUNAL DO JÚRI DO PROCESSO NÚMERO 0301906-93.2014.8.05.0244, QUE ESTÁ PREVISTO PARA TER INÍCIO ÀS 08:00 HORAS.DESTA QUARTA-FEIRA,DIA 19 DE SETEMBRO.

PELA ACUSAÇÃO, O FATO TERIA OCORRIDO NAS IMEDIAÇÕES DA FAZENDA SÃO JOÃO, MUNICÍPIO DE ANDORINHA-BAHIA, O DENUNCIADO ABDIAS FERREIRA DE OLIVEIRA, MEDIANTE DISPAROS DE ARMA DE FOGO, CEIFARA A VIDA DA VÍTIMA PAULO FERREIRA DA CONCEIÇÃO.

INFERIU-SE, AINDA, QUE O MÓVEL DA PRÁTICA DA CONDUTA DELITUOSA, FORA O FATO DE A VÍTIMA PAULO FERREIRA DA CONCEIÇÃO HAVER PRESENCIADO DISCUSSÃO ENTRE O DENUNCIADO ABDIAS FERREIRA DE OLIVEIRA E SUA ESPOSA, TENDO INTERFERIDO NA BRIGA DAQUELE CASAL DIZENDO QUE “HOMEM QUE É HOMEM NÃO BATE EM MULHER”, PELO QUE, EM DETERMINADO MOMENTO, A VÍTIMA OUVIU O BARULHO DE UMA MOTOCICLETA E ABRIU A PORTA DE SUA RESIDÊNCIA PARA VERIFICAR QUEM TINHA CHEGADO, OPORTUNIDADE NA QUAL FOI ALVEJADO POR DISPARO DE ARMA DE FOGO DESFERIDO PELO ACUSADO.

DEPREENDE-SE, TAMBÉM, PELA LEITURA DO INQUÉRITO POLICIAL QUE, EM RAZÃO DE O DISPARO TER SIDO EFETUADO PELO DENUNCIADO ABDIAS FERREIRA DE OLIVEIRA, NAQUELA OPORTUNIDADE, DE INOPINO, RESTARA IMPOSSIBILITADA QUALQUER CHANCE DE DEFESA DA VÍTIMA PAULO FERREIRA DA CONCEIÇÃO.

NA ACUSAÇÃO FUNCIONARÁ A DRª. PROMOTORA DE JUSTIÇA JOSEANE MENDES NUNES E A BANCADA DA DEFESA SERÁ PATROCINADA PELO ADVOGADO BONFINENSE MARCUS REBOUÇAS.

Sr do Bonfim: Ações do Legislativo

Sede da Câmara Municipal de Vereadores de Senhor do Bonfim

Na noite desta Terça-Feira,dia 18, foi realizada Sessão ordinária, presidida pelo Vereador Reinaldo Ferreira Santana,com a seguinte pauta:

Matérias constantes.

  • Projeto de Lei do Legislativo nº 22/2018 de autoria da vereadora Lúcia Cristina S. Cerqueira da Silva;
  • Parecer da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização Financeira e Orçamentária referente ao Projeto de Lei do Legislativo nº 001/2018;
  • Parecer da Comissão de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final referente ao Projeto de Lei do Legislativo nº 016/2018;
  • Requerimento nº 007/2018 de autoria do vereador Laércio Muniz de Azevedo Júnior;
  • Indicação de autoria do vereador Elizeu Conceição de Souza;
  • Pedido de Providência nº 005/2018 de autoria do vereador Alexandre Ferreira;
  • Pedido de Providência nº 006/2018 de autoria do vereador Alexandre Ferreira;
  • Pedido de Providência nº 14/2018 de autoria do vereador Lúcia Cristina S. Cerqueira da Silva;
  • Moção de Pesar de autoria do vereador Jorge Souza e Silva Filho.

 VEREADORES INSCRITOS

  • Carlos Alberto Dias dos Santos:Falou da ordem de serviço, assinada peloPrefeito Carlos Brasileiro, no ultimo Sábado,dia 08, para a pavimentação da Rua do SENHOR Mundinho na localidade de Tijuaçu, ale´m da aquisição de um trator para a comunidade Quilombo forte;

Enalteceu ainda, a belissima campanha, realizada pela equipe da comunidade de Tijuaçu, invicta na copa rural de Senhor do Bonfim, proporcionando muita felicidade para os moradores daquela localidade;

O edil, fez um balanço das inumeras obras que o Municipio, vem recebendo na gestão de Carlos Brasileiro, que vem correspondendo os mais de 10 mil votos de vantagem em relação ao seu oponente nas eleições de 2016.

  • Reinaldo José da Silva:Pediu ao coordenador dos bairros Brisas e cidade Nova, que visite esses, bairros, que ncessecita de sinalização, a fim de evitar e diminuir os constants acidentes, que vem ocorrendo naquelas localidades;

Fez criticas aos correios, pela falta do trabalho de entrega de cartas, o que vem causndo transtotnros aos moradores dos citados bairros.

Informou que fará nesta quarta-feira, dia 19, ao lado do colega Eliseu dos Temperos, uma visita a guarda Municipal de Salvador, onde srá firmado um intercampio de informações, para o bom funcionamento de nossa guarda, que em breve estará funcionando com toda estrutura.

  • Elizeu Conceição de Souza:Chamou atenção do cidadão,sobre a consciencia do voto, nas eleições que se aproxima,a fim que seja evitado um sofrimento nos proximos quatro anos,com escolhas erradas;

Parabenizou o colega Hermogenes Almeida pela belissima condução da Sessão da Ultima Sexta-feira, qua aconteceu no distrito de Carrapichel, Sessão presidida por ele Hermognes Almeida, de forma bem pertinente;

Parabenizou também ao prefeito Carlos Brasileiro, pela quantidade de obras.

ORDEM DO DIA

  • Parecer da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização Financeira e Orçamentária referente ao Projeto de Lei do Legislativo nº 001/2018;
  • Projeto de Lei do Legislativo nº 001/2018;Que concede reposição inflacionário dos Servidores do Poder Legislativo de Senhor do Bonfim.
  • Parecer da Comissão de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final referente ao Projeto de Lei do Legislativo nº 016/2018;
  • Projeto de Lei do Legislativo nº 016/2018 de autoria do vereador Otávio Xisto de Souza Júnior;Que dispõe sobre a mudança de nome de logradouros no bairro Alto da Rainha na sede do Municípiode Senhor do Bonfim.
  • Requerimento nº 007/2018 de autoria do vereador Laércio Muniz de Azevedo Júnior;Que pede a realização de uma audiência com conselho Municipal de Saúde do Município de Senhor, afim de prestar contas,sobre atuação do citado órgão no acompanhamento das ações junto ao Hospital Regional,através da gestão do instituto Caminhada,bem como o funcionamento dos postos de saúde na sede e zona Rural.
  • Moção de Pesar de autoria do vereador Jorge Souza e Silva Filho:Pelo falecimento de Alcides Araújo (Alcidão).
  • Ascom

Aleluia segue recordista entre os “cabeças” do Congresso

Foto: Divulgação

Aleluia (DEM) manteve-se como baiano mais vezes citado entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) manteve-se como baiano mais vezes citado entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo ranking divulgado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) para 2018. A instituição aponta todos os anos cem nomes que são considerados “as cabeças”, levando-se em conta deputados e senadores. Nesse ano, o Diap apontou Aleluia entre os “cabeças” formuladores, ou seja, “parlamentares que se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação. Normalmente são pessoas que se especializaram em determinada área, a ponto de formular sobre os temas que dominam. São, certamente, os parlamentares mais produtivos, embora tenham menos visibilidade que os debatedores”, aponta o estudo. “Eu sempre busquei levar a minha experiência como engenheiro eletricista, professor universitário e gestor em empresas como Chesf e Coelba para formular propostas que atendam às necessidades das pessoas. Fico feliz por representar bem o meu estado como protagonista em nosso parlamento”, comentou Aleluia.

Bahia Notícias

Lei de Crimes Ambientais: Parecer de Aleluia é referência global na defesa da natureza

Como engenheiro eletricista, o deputado federal José Carlos Aleluia trabalhou por muito tempo com barragens. Principalmente quando presidiu a Chesf. Por essa experiência na relação entre o desenvolvimento do país alinhado ao cuidado ao meio ambiente, ele se tornou o principal relator da Lei de Crimes Ambientais no Congresso, um marco na defesa da natureza e hoje referência em todo o mundo. Seu parecer organizou as leis de proteção ao meio ambiente, criou punições que antes não existiam para empresas que desmatam e poluem e tornou crime os maus tratos a animais.

“A construção de uma lei complexa e moderna como a Lei de Crimes Ambientais foi um desafio político que superamos ao encontrar o consenso entre lados antes opostos. Ambientalistas e ruralistas. Gente do campo e gente da cidade. Esquerda e Direita. Contei com o apoio de um grande amigo e colega na época: Fernando Gabeira. Fomos nós que conseguimos superar os impasses na hora de aprovar o texto final”, lembra Aleluia.