Saude-em-movimento

Alunos de 07 a 14 anos, das escolas públicas da rede municipal de ensino de Saúde, recebem no dia 30 de julho,  atendimento oftalmológico gratuito, através da estratégia Saúde em Movimento nas Escolas. O consultório móvel será instalado no município, onde será realizado o atendimento. O público alvo são estudantes com dificuldade visual da cidade e do interior, que estejam cursando o ensino fundamental, nas escolas vinculadas ao PSE – Programa Saúde na Escola, previamente triados.  Em Saúde 194 estudantes serão atendidos. Os estudantes vão passar pela consulta médica e fazer exames oftalmológicos para diagnosticar a gravidade do problema, se necessário recebem os óculos de grau.

 

O programa coordenado pela SESAB (Secretaria Estadual de Saúde da Bahia) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde pretende atender alunos de baixa renda, levando saúde pública de qualidade para quem mais precisa, combatendo a disparidade social, melhorando a capacidade intelectual e pedagógica dos alunos e assim diminui os índices de repetência e evasão escolar.

Saúde em Movimento

 

O restabelecimento da saúde ocular favorece o aprendizado, reduz a evasão escolar e é um incentivo à continuidade dos estudos. Desta forma, o Programa Saúde em Movimento, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, garante atendimento oftalmológico a todos os alunos cadastrados no TOPA. Mais de 150 mil alfabetizandos do Topa já foram beneficiados com a distribuição de óculos pelo programa Saúde em Movimento, desenvolvido em parceria entre as secretarias da Educação e da Saúde.

O projeto de atenção oftalmológica oferece consultas, óculos e encaminha os alfabetizandos para intervenções cirúrgicas. Criado em 2008, o Saúde em Movimento visa oferecer condições de saúde ocular e, consequentemente, melhoria da aprendizagem dos alfabetizandos, redução do índice de evasão e aumento no número de pessoas alfabetizadas.

 

Compartilhe isso