Formatura Topa. Foto  Mateus Pereira - GOVBA
O programa Todos pela Alfabetização (Topa) entregou, na tarde desta quarta-feira (21), os certificados dos alfabetizados em cerimônia simbólica que reuniu aproximadamente mil dos 147 mil alunos da quinta etapa. Realizado no Centro de Convenções da Bahia, o evento contou com as presenças do governador Jaques Wagner e do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.
Maior programa de alfabetização para jovens acima de 15 anos, adultos e idosos do país, o Topa já alfabetizou mais de 1,1 milhão de baianos em 407 municípios, atendendo 588 entidades dos movimentos sociais e sindicais. Durante a solenidade foram divulgados os resultados da terceira e quarta etapas do Prêmio Cosme de Farias, que reconhece as melhores experiências na execução do programa.
O estado deixou de ter as maiores taxas de analfabetismo do país, passando a apresentar o menor índice da região Nordeste. Entre 2008 e 2011, a redução foi de 30% no número de pessoas não alfabetizadas. “Estamos tratando de um público com idade média de 45 anos, o que significa que há 30, 35 anos não tiveram a oportunidade de ir à escola e o que estamos fazendo é resgatar essas pessoas”, afirma Barreto.

 

……………………………………………………………………………………………..

Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia
www.comunicacao.ba.gov.br

Endereço e mapa: http://goo.gl/UY4sw
Redes Sociais: Twitter Flickr Youtube

Compartilhe isso