artesanato campo formosoGARIMPO - REVISTA GLOBO RURAL

Evento acontece de 9 a 13 de junho e atrai pessoas de todo País

Tamara Leal

 

Conhecido como “terra das esmeraldas”, Campo Formoso, a 410 km de Salvador, é o maior centro de comercialização de pedras brutas e lapidadas do Brasil. No mês de junho, cidade vai sediar a III Feira de Pedras Preciosas e de Artesanato de Campo Formoso (Feppa), o mais importante evento do gênero em todo o norte e nordeste do Brasil.

A Feppa acontece entre os dias 9 e 13 de junho, na Praça Herculano Menezes (antiga Praça Luiz Viana), e é promovido pela Associação Instituto para o Desenvolvimento Econômico e Social e para o Fomento do Artesanato de Campo Formoso (Adecampo), com o apoio do Governo do Estado, Sebrae, prefeitura e empresas locais.

O objetivo da feira é incentivar o intercâmbio comercial e cultural do município e incrementar a venda dos produtos, além de proporcionar aos artesãos e comerciantes de pedras uma maior divulgação de seus trabalhos.

Durante o evento, serão expostos exemplares de artesanato mineral, pedras preciosas brutas e lapidadas, especialmente esmeraldas. Também serão comercializadas pedras de cor, como ametista, citrino e topázio, cristal de rocha, quartzo esfumaçado, quartzo rutilado, joias artesanais, pedras brutas, além de artesanato em sisal.

O coordenador da Unidade Regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, explica que o destaque da feira vai para as esmeraldas, brutas e lapidadas, originadas da Serra da Carnaíba, pertencente ao município vizinho de Pindobaçu,e da Serra  do Socotó, garimpo de Campo Formoso. “As pedras dessas regiões são famosas em todo o mundo por sua beleza e qualidade ímpares e sempre fazem grande sucesso entre os artesãos, joalheiros, comerciantes e colecionadores”. Geronilson garante que mesmo o destaque da feira sendo para as pedras preciosas, a Feppa tem espaço para todo tipo de artesanato.

Para o gestor do do Projeto Indústria do Sebrae Bahia, Osório Rebouças, que atende os artesãos do município, a feira é um grande oportunidade para todos que  trabalham com pedras preciosas. “O município tem cerca de 150 lapidários, o que o torna o maior centro de lapidação de pedras preciosas do norte e nordeste do País. A Feppa é uma grande oportunidade para que estes profissionais possam ter uma visibilidade ainda maior. No entanto, além de aquecer esse setor, o evento movimenta todo o comércio de Campo Formoso”, salienta.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Compartilhe isso