Author Archives: Walterley Kuhin

Sr do Bonfim: Nota de Esclarecimento sobre contratos de servidores que prestam serviço à Secretaria de Ação e Desenvolvimento Socia

nota esclarecimento extra
 Nota-de-Esclarecimento-Cópia

De acordo com informações veiculadas na imprensa, sobre contratos de servidores que prestam serviço à Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, com salários que variam entre R$ 3 e 5 mil reais, a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim esclarece que:  Os valores apresentados correspondem a contratos trimestrais e não mensais, como foi veiculado equivocadamente em blogs da região.

Todos os contratos são elaborados  de acordo com  parâmetros legais e revisados sempre pela assessoria jurídica responsável antes de serem assinados pelo prefeito e que são postados no Diário somente as informações relevantes ao mesmo.

Ressaltamos ainda que todo e qualquer documento que não é publicado em Diários Oficiais, até porque NÃO é necessária a publicação de determinados documentos na íntegra, pode ser solicitado diretamente da Prefeitura por qualquer cidadão.

Ainda assim, é de praxe por parte do profissional, e um dos preceitos fundamentais do jornalismo a busca da verdade, a veracidade e a precisão das informações. Por fim, o artigo 4º da Ética Jornalística afirma que “o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação” e o art. 7º, que: “O jornalista não pode (…) II – submeter-se a diretrizes contrárias à precisa apuração dos acontecimentos e à correta divulgação da informação”.

Disponibilizamos ainda, através da AsCom, dois telefones de contato: 3541-8324 disponível das 08h00 às 14h00 e o 0800-284-1616 disponível das 08h00 às 19h00.

Senhor do Bonfim é contemplado com pá-carregadeira

Na última sexta-feira (18), o município de Senhor do Bonfim recebeu uma pá-carregadeira do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC2), através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Os equipamentos foram disponibilizados a diversos municípios baianos durante um ato de entrega que aconteceu em Feira de Santana no último mês de Abril, com a presença da presidente Dilma Rouseff, Governador Jacques Wagner e prefeitos de cidades, dentre eles, o prefeito Edivaldo Martins Correia.

A pá – carregadeira auxiliará a Secretaria de Infraestrutura na agilidade do carregamento de materiais nos caminhões-caçamba, além de remover entulhos e auxiliar na recuperação de estradas vicinais do município.

Campo Formoso: Professora morreu após capotar carro que dirigia

professora

Um grave acidente ocorreu nesta manhã (21), na estrada que liga Campo Formoso ao povoado de Poços.De acordo com informações preliminares, o carro que a professora, Ana Cassiana, dirigia perdeu o controle e desceu uma ribanceira.

Ana acabou falecendo no local do acidente. A professa trabalhava na rede municipal há 13 anos e se deslocava para o povoado de Caraibinhas, onde dava aulas. Fonte:Taza.com.br

Saúde: Programa Saúde em Movimento chega nas escolas do município

Saude-em-movimento extra

Saude-em-movimento

Alunos de 07 a 14 anos, das escolas públicas da rede municipal de ensino de Saúde, recebem no dia 30 de julho,  atendimento oftalmológico gratuito, através da estratégia Saúde em Movimento nas Escolas. O consultório móvel será instalado no município, onde será realizado o atendimento. O público alvo são estudantes com dificuldade visual da cidade e do interior, que estejam cursando o ensino fundamental, nas escolas vinculadas ao PSE – Programa Saúde na Escola, previamente triados.  Em Saúde 194 estudantes serão atendidos. Os estudantes vão passar pela consulta médica e fazer exames oftalmológicos para diagnosticar a gravidade do problema, se necessário recebem os óculos de grau.

 

O programa coordenado pela SESAB (Secretaria Estadual de Saúde da Bahia) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde pretende atender alunos de baixa renda, levando saúde pública de qualidade para quem mais precisa, combatendo a disparidade social, melhorando a capacidade intelectual e pedagógica dos alunos e assim diminui os índices de repetência e evasão escolar.

Saúde em Movimento

 

O restabelecimento da saúde ocular favorece o aprendizado, reduz a evasão escolar e é um incentivo à continuidade dos estudos. Desta forma, o Programa Saúde em Movimento, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, garante atendimento oftalmológico a todos os alunos cadastrados no TOPA. Mais de 150 mil alfabetizandos do Topa já foram beneficiados com a distribuição de óculos pelo programa Saúde em Movimento, desenvolvido em parceria entre as secretarias da Educação e da Saúde.

O projeto de atenção oftalmológica oferece consultas, óculos e encaminha os alfabetizandos para intervenções cirúrgicas. Criado em 2008, o Saúde em Movimento visa oferecer condições de saúde ocular e, consequentemente, melhoria da aprendizagem dos alfabetizandos, redução do índice de evasão e aumento no número de pessoas alfabetizadas.

 

Campo Formoso: Jovem morre e dois adolescentes ficam gravemente feridos em acidente de moto

moto 1 extra

Na noite desta sexta feira (18), aconteceu um grave acidente na região de Tiquara, mais precisamente, próximo ao povoado de Toca da Novilha na cidade de Campo Formoso-BA

Um jovem e dois adolescentes vinham em uma moto em direção ao povoado de Tiquara quando o condutor por nome Vamilson perdeu o controle da moto causando a queda dos três ocupantes do veículo que se chocaram com uma rocha, o jovem Vamilson, que segundo relatos havia ingerido bebida alcoólica, faleceu no local, os adolescentes que tem por apelido Porroló e Dilsinho ficaram gravemente feridos, sendo que Dilsinho foi encaminhado para o hospital de Juazeiro.

A notícia abalou os moradores do povoado. O enterro de Vamilson acontecerá no domingo (20).

Fonte: Tiquara News/Foto Ilustrativa

Se você não quer virar notícia não deixe que o fato aconteça, acesse:

www.esmeraldanoticias.com.br

Aqui a notícia em primeiro lugar e em tempo real.

Procuradoria Regional Eleitoral mantém impugnação de Carlos Brasileiro, Cecília Petrina e mais 26 candidatos na Bahia

carlosbrasileiro2 extra
carlosbrasileiro2 extra
NOME PARTIDO/COLIGAÇÃO CARGO PLEITEADO RAZÃO DA IMPUGNAÇÃO
CARLOS ALBERTO LOPES
BRASILEIRO
PRA BAHIA AVANÇAR MAIS
(PP/PDT/PT/PTB/PR/PSD)
DEPUTADO ESTADUAL
REPROVAÇÃO DE CONTAS PELO TRIBUNAL DE
CONTAS DO ESTADO, TRIBUNAL DE CONTAS
DOS MUNICÍPIOS E CÂMARA MUNICIPAL
Fonte PRE
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) impugnou, de domingo (13) a terça-feira (15), 30 registros de candidaturas de deputados, sete federais e 23 estaduais, por enquadramento na Lei da Ficha Limpa. Entre os postulantes, estão o ex-prefeito de Camaçari e a ex-gestora de Lauro de Freitas, Luiz Caetano e Moema Gramacho, ambos petistas e concorrentes a vagas na Câmara Federal, devido a condenações no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Aspirante à Assembleia Legislativa, o radialista Hérzem Gusmão (PMDB) também teve candidatura impugnada, por ter sido condenado pelo TRE por ilícito eleitoral.
Os deputados estaduais Joseildo Ramos (PT) e Carlos Brasileiro (PT)  e o radialista Hérzem Gusmão (PMDB) questionaram, nesta terça-feira (15), a impugnação de suas candidaturas pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). Em nota enviada ao Bahia Notícias, o Ramos disse que “não existe risco” à sua candidatura. O parlamentar alega que a condenação na qual o órgão se baseia foi anulada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em março deste ano e que não há, portanto, “qualquer possibilidade de inelegibilidade”. Segundo o texto, Joseildo vai encaminhar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a certidão com a decisão do STJ e estará disponível para prestar “quaisquer esclarecimentos necessários”. Carlos Brasileiro também garantiu que sua candidatura é regular. Segundo ele, a ação em relação ao Tribunal de Contas do Estado foi arquivada e a relacionada ao Tribunal de Contas do Município de Senhor do Bonfim teve os efeitos do julgamento suspensos. “Está tudo dentro da regularidade e a nossa candidatura está garantida. Apresentaremos à PRE e ao TRE os documentos necessários no tempo necessário. Quero reafirmar a lisura e a seriedade que caracterizam a minha postura de homem público e cidadão”, afirmou. Já Gusmão diz sofrer “censura” por comentários feitos em seu programa de rádio. “Na Justiça brasileira não existe punição a jornalistas, com condenação por inelegibilidade por oito anos por delito de opinião”, reclama, em nota enviada ao BN. O peemedebista afirma que o atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Tófoli, declarou em entrevista que “só é considerada propaganda antecipada quando existe pedido de votos” e que espera a correção da sentença. “Nesse momento, em que sou alvo de uma ação que ainda cabe recurso, quero tranquilizar a todos que confio na reforma desta sentença. Acredito na Justiça e utilizarei todos os meios necessários para continuar tendo o direito de representar a minha cidade e a minha região”, defendeu. Cabe à Justiça Eleitoral julgar as ações e deferir ou não as candidaturas. Os impugnados têm sete dias para contestar. Os demais citados não enviaram esclarecimentos ao BN.
Os impugnados têm sete dias para contestar. Confira a lista completa.

Ao Vivo: Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sr. do Bonfim desta terça (15)

Transmissao - Camara Bonfim

Acompanhe no vídeo abaixo a sessão ordinária da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, desta terça-feira, dia 15 de julho, retornando suas atividades parlamentares para este segundo semestre de 2014 sob a presidência do vereador Laércio Muniz de Azevedo.

Empresários estarão no encontro do setor varejista em Salvador

superbahia-2014 extra

Tamara Leal

O Sebrae está organizando caravana na região centro-norte do Estado para o Superbahia, que acontecerá de 22 a 24 de julho

superbahia-2014 extra

Empresários de Jaguarari, Itiuba, Senhor do Bonfim, Filadélfia, Capim Grosso e Ponto Novo, municípios do centro-norte baiano, já confirmaram participação na quarta edição do Superbahia – Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados, Padarias, Restaurantes e Distribuidores, que acontece de 22 a 24 de julho, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Eles vão integrar caravana organizada pelo Sebrae de Senhor do Bonfim.

 

Organizada pela Associação Bahiana de Supermercados (Abase), em parceria com o Sebrae e Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviços do Estado da Bahia (SindSuper), da Superbahia dá ao empresário a oportunidade de conhecer o que há de mais recente em tecnologia, produtos, equipamentos e serviços ligados ao setor varejista, oportunizando o encontro de novos fornecedores.

 

O público alvo do Superbahia são supermercadistas do Estado da Bahia e Sergipe, atacadistas, distribuidores, donos de delicatessen, padarias, lojas de conveniência, restaurantes, hoteleiros e representantes comerciais. A estimativa de público é de 12 mil participantes nos três dias de evento.

 

Para o empresário do ramo de supermercado de Senhor do Bonfim, Joismar da Silva Martins, que participa pela terceira vez do evento, este é um momento para adquirir novos conhecimentos e fechar bons negócios. “É também uma oportunidade de sairmos e observarmos com outros olhos as nossas empresas. No Superbahia a gente também consegue firmar parcerias para realizarmos compras conjuntas”, disse.

 

O gestor do Sebrae, Osório Rebouças, explica que os empresários ainda terão a oportunidade de participar de oficinas, clínicas tecnológicas, Rodadas de Negócios e visita técnica a um Centro de Distribuição.

 

A caravana organizada pelo Sebrae conta com 26 vagas e que até o momento 15 empreendedores já confirmaram presença. O prazo de inscrição vai até a sexta-feira, dia 18, e custa R$ 100. A Superbahia cobre todas as despesas com hospedagem e deslocamento dos inscritos.

 

Interessados em obter mais informações ou participar da caravana deve entrar em contato com o Ponto de Atendimento do Sebrae de Senhor do Bonfim através do telefone (74) 3541 – 3046.

 

_ _
Tamara Leal
Agência Sebrae de Notícias Bahia

Jacobina:Alunos e funcionários do Colégio Modelo fazem manifestação por salários atrasados

manifestação modelo na matriz extra

Manhã de terça, 15, e aqui Alunos bloqueiam a Av Nossa Senhora da Conceição, em apoio aos funcionários do Colégio Modelo que já não recebem salários há 3 meses. Um porteiro já não recebe há 6 meses.
Os funcionários recebem do Governo do Estado através das empresas Express Clean e Flex. Os funcionários reclamam que não tem recebido os salários, ficando com suas contras atrasadas.
Os alunos estão solidários, principalmente após ficar 30 dias de recesso junino e ao retornar ao colégio, encontraram tudo sujo, devido a greve. Os alunos seguem em protesto pelas ruas até a Direc 16, e pedem providências ao governador Jaques Wagner e a Secretaria de Educação Estado. Augustourgente

PROJETO CAMINHOS DO CUIDADO CAPACITA TRABALHADORES DA SAÚDE DE JAGUARARI NO ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E DROGAS.‏

projeto caminhos extra

 

Os Agentes Comunitários de Saúde e técnicos de enfermagem que atuam na saúde básica no município de Jaguarari estão participando do curso de formação em Saúde Mental, Caminhos do Cuidado, que capacita trabalhadores da saúde no atendimento aos usuários de crack e outras drogas.

O Projeto Caminhos do Cuidado se configura na formação de Agentes Comunitários de Saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família – saúde mental, ênfase em crack, álcool e outras drogas, visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.

O curso terá a duração de 5 semanas, sendo um dia por semana, totalizando 40 horas. Diante da quantidade de profissionais participando do curso, este foi dividido em 2 turmas. Uma turma às segundas-feiras e outra turma às sextas-feiras.

O primeiro encontro, com os tutores Maria Clea e Mayta Leite, aconteceu na sexta-feira, dia 04 de Julho, no auditório do Centro Pastoral. Os profissionais começaram a receber as primeiras informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos dependentes químicos, visando a redução de danos.

Para a secretária de Saúde, Izabela Priscilla, a formação inova por ser dinâmica e estratégica, possibilitando aos profissionais da Atenção Básica trabalhar em conjunto com o programa de Saúde Mental. “É importante que todos sejam capacitados no acolhimento e no cuidado com este tipo de paciente, sem excluir sob qualquer pretexto, levando em conta a realidade da nossa cidade. O vínculo dos Agentes Comunitários com a comunidade é fundamental para a abordagem e é facilitado, já que conhecem o dia a dia da região e de seus moradores”, ressaltou.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari 
Governo “Minha terra, meu futuro”.